Abaixo apresentamos a lista dos trabalhos aprovados por eixo, todos os autores devem estar inscritos no evento e com o pagamento efetuado.
Aqueles que desejarem publicar os textos nos anais, deverão enviar até 10 e junho para o email textosecontextosdadocencia@gmail.com, o Resumo Ampliado no caso de poster ou Texto Completo para as comunicações orais. Os trabalhos para os anais precisam ser enviados no Template do evento, disponível no menu submissão.
Cique aqui para acessar o Template Resumo Expandido para Poster
Clique aqui para acessar o Template Trabalho Completo para Comunicação Oral
Eixo I
1. Políticas educacionais e formação de professores |
|
Jéssica Pereira da Silva- FURG Rossana Oroski – FURG Suzane da Rocha Vieira Gonçalves - FURG |
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: ALTERAÇÕES E CONTRADIÇÕES |
Daniele dos Santos Piassarollo – FURG |
A LEI FEDERAL Nº 10.639/2003: DISCURSOS DE POTÊNCIA? |
Carolina Caporal Dantas Costa – FURG Suzane da Rocha Vieira Gonçalves - FURG |
A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O PRAGMATISMO NA FORMAÇÃO DOCENTE |
Rachel Hidalgo – PPGEA/FURG Felipe Nóbrega - PPGEA/FURG |
EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE OFICINA JUNTO À REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE JOINVILLE (SC) |
Myrna Madia Berwaldt – FURG |
MAL-ESTAR DOCENTE: O ADOECIMENTO E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO |
Marcos Luiz de França – FURG |
PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: QUAL A DIREÇÃO DA JUSTIÇA SOCIAL? |
Clarice Vaz Peres Alves (Faculdade Anhanguera) Marion Rodrigues Dariz (UFPel) Márcia Teixeira Antunes (Faculdade Anhanguera) Aline Peter (Escola Mario Quintana) |
PRODUÇÃO DO GÊNERO RESUMO NO CONTEXTO ACADÊMICO |
João Henrique Figueredo de Oliveira – UFPEL Fernanda Arndt Mesenburg – UFPEL Giovanna Allegretti – UFPEL Mauro Augusto Burkert Del Pino – UFPEL |
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE |
Claudete Milczarek – FURG Suzane da Rocha Vieira Gonçalves - FURG |
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO |
Andrea Medeiros de Mello Josiane Alves Pereira Pamela Rodrigues Martins Patrícia Vasconcelos |
O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Fabiane Laranjo Crizel - FURG Suzane da Rocha Vieira Gonçalves - FURG Renata Cristina Lopes Andrade - FURG |
POLÍTICAS PÚBLICAS, FUNDAMENTOS E GESTÃO EDUCACIONAL |
Fernanda Arndt Mesenburg/UFPel Mauro Augusto Burkert Del Pino/UFPel Gilceane Caetano Porto/UFPel Janaína Soares Martins Lapuente |
A constituição da Rede Pública Municipal de Ensino de Pelotas: das condições socioeconômicas ao sucesso escolar |
Andréa Maria Matias- FURG Kamila Lockmann- FURG |
PROGRAMA ACELERA BRASIL: PRÁTICAS DE GOVERNAMENTO QUE REGULAM O TRABALHO DOCENTE |
Nara Suzana Pereira da Silva – UNIPAMPA Paula Trindade da Silva Selbach – UNIPAMPA |
PPP: CONSTITUINDO A IDENTIDADE ESCOLAR FRENTE ÀS NOVAS DIRETRIZES DA POLÍTICA PÚBLICA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL |
Marisa Musa Hamid, FURG Suzane da Rocha Vieira Gonçalves, FURG |
REFORMA EDUCACIONAL E BNCC: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO FORMATIVO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO |
Valéria Fontoura Nunes – UFPEL |
É POSSÍVEL UMA UNIVERSIDADE PLANEJAR O SEU CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL? |
Richéle Timm dos Passos da Silva Jovino Pizzi |
AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL FRENTE A ALTERNATIVA EPISTEMOLÓGICA TRIANGULAR |
Eixo II
2. Currículo, práticas pedagógicas e estágios nas Licenciaturas |
|
Vanessa Silva da Luz– FURG Miriã Diniz da Luz – FURG Marília Nunes Dall’Asta – FURG |
ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA |
Lais Ribeiro Soler - UFPEL Maiane Liana Hatschbach Ourique - UFPEL |
A ALTERIDADE ENTRE GERAÇÕES NAS ESCOLAS PARA A INFÂNCIA |
Izadora Soares Barboza – FURG Glaycilane G. de Deus – FURG Aline Dornelles - FURG |
A ATIVIDADE PRÁTICA COMO FERRAMENTA DE ESTUDO NO ENSINO DE QUÍMICA |
Adrielle Acunha Bastos - FURG Catia Simone R. da Silva - FURG Débora de Assis Matias - FURG Laciane Jesus da Silva - FURG |
A CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SEUS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS |
Cláudia da Silva Cousin - FURG Fernanda Seidel Vorpagel - FURG
|
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE SE MOSTRA NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Pierre Silva Machado (FURG) Kelli da Rosa Ribeiro (FURG) |
A ESCOLHA DO TEXTO EM AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO ATO POLÍTICO |
Marta de Souza Borges- Escola Municipal De Ensino Fundamental Professor Oscar Machado |
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS PESSOAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM |
Ivone Regina Porto Martins - FURG Simone Barreto Anadon – FURG |
A INSERÇÃO NA ESCOLA: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FURG |
Janete Cristiane Jarczeski - FURG Júlia Silveira Matos- FURG |
A MÚSICA COMO FONTE PARA APRENDER E ENSINAR NAS AULAS DE HISTÓRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
Gabriele da Silva Laco – FURG Ana do Carmo Goulart Gonçalves – FURG |
A POTENCIALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NO PIBID PEDAGOGIA/MATEMÁTICA DA FURG |
Jesús Ramón Briceño Barrios Yasmelis Rivas de Briceño - Hebert Lobo |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM EM FÍSICA |
Danielle Monteiro Behrend-FURG Cláudia da Silva Cousin-FURG |
AMBIENTALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS NOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS: PROCESSOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA |
Samuel Lopes Pinheiro - FURG |
APONTAMENTOS SOBRE O ENSINAR A VIVER EM EDGAR MORIN E SEUS DESAFIOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA |
Ariane Quevedo Acosta – FURG Daniele Simões Borges – FURG |
O MONITOR DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA |
Lis Rejane Martins Rolan - Unipampa |
O USO DO DICIONÁRIO DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM SALA DE AULA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Jonas dos Santos Messias – FURG Gabriela Medeiros Nogueira – FURG |
OS ENCONTROS E (DES) ENCONTROS POR TRÁS DAS IMAGENS: O LIVRO DE NARRATIVA POR IMAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Jéssica Blank Lopes - IFSul Thaís Ruas Viegas - IFSul Raquel Lucques Santos - IFSul Gabriela Manzke Costa - IFSul |
CENÁRIO ATUAL DA PRODUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA |
Luiz Paulo da Silva Soares – EEEM Dr. Augusto Duprat Vânia Alves Martins Chaigar – FURG |
CINEMA NO EJA: UM BREVE RELATO SOBRE UMA EXPERIMÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA |
Karen Godoy Silveira Barbosa – FURG Vânia Alves Martins Chaigar – FURG Andriara Nunes Nunes – FURG |
COM QUANTOS TERRITÓRIOS SE FAZ UMA FORMAÇÃO? APRENDIZAGENS COM CRIANÇAS E ANIMAIS NA/DA CIDADE |
Sabrina Simões Corrêa – FURG |
MEDIA INFORMATION LITERACY E ENSINO DE HISTÓRIA: RELATO(S) DE ATIVIDADES ACADÊMICAS SOBRE A TEMÁTICA |
Matilde Martinez – FURG Marcia Lorena Saurin Martinez – UFPEL |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO POSSIBILIDADE DO ENSINO DA MATEMÁTICA: A LUDICIDADE E A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Robson dos S. Machado – FURG Murilo da Cunha Paz – FURG Leonardo E. da C. Portal – FURG Suvania A. de O. Pureza – FURG |
CONSTRUINDO SÓLIDOS PLATÔNICOS |
Franciely Cardoso de Almeida - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Regina Célia do Couto - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri |
CULTURAS SENTIDAS E VIVIDAS NO CURRÍCULO ESCOLAR: A PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE DIAMANTINA-MG |
Eleonora das Neves Simões – UFPel |
CURSO DE PEDAGOGIA COMO UM NÃO LUGAR DAS CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS |
Daiane Leal da Silva Ida Letícia Gautério da Silva |
CURUPIRA APRENDEU A LER! |
Darcylene Pereira Domingues – FURG Aline Gonçalves de Moura - FURG |
ENSINO DE HISTÓRIA E GÊNERO: O DEBATE SILENCIADO NO AMBIENTE ESCOLAR |
Lorena Dias - FURG |
DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O ENSINO BÁSICO E O ENSINO SUPERIOR |
Luana Maria Santos da Silva Ayres – FURG Tanise Paula Novello – FURG |
DIFICULDADES NA DOCÊNCIA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Vanda Gautério –FURG Raquel da Silva –FURG Débora Laurino –FURG |
RODA DE CONVERSA SOBRE A MATEMÁTICA FINANCEIRA COM ESTUDANTES DA EJA |
Eliane das Neves Sória - FURG |
ENSINO E APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA NA ESCOLA BÍBLICA PARA OS ADOLESCENTES. |
Ana Cláudia Pereira de Almeida - IFRS Carlos Fernandes Júnior - FRS |
E UTOPIAS A BURACOS NEGROS: RELAÇÕES E ATRAVESSAMENTOS POSSÍVEIS ENTRE ENSINO TÉCNICO E HUMANIDADES |
Amanda Porto da Cruz - FURG Maria Renata Alonso Mota - FURG
|
EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRIANÇA E NATUREZA |
Daniele Amaral Fonseca – FURG Daniel da Silva Silveira – FURG Débora Pereira Laurino – FURG Rafaele Rodrigues de Araujo – FURG
|
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA NA CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO |
Mateus de Paula Borges - UFPEL |
FATORES QUE MOTIVAM OS ALUNOS A PARTICIPAREM DAS AULAS DE EDUCAÇÃO |
Felipe Nobrega Ferreira - FURG |
A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO BÁSICO: UMA AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES DA ESCOLA CARLOS LOREA PINTO (RIO GRANDE/RS) |
Michele Lemões da Silva Santos (SMED – Pelotas) Marion Rodrigues Dariz (Universidade Federal de Pelotas) Lilian Rojahn Hartvig Pieper (SMED – Pelotas) |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DE ESTRATÉGIAS HÍBRIDAS DE ENSINO |
Elis Regina da Silva Caetano |
AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE OS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS |
Gilceane Caetano Porto – UFPel Janaína Soares Martins Lapuente – FURG Fernanda Arndt Mesenburg – UFPel Mauro Augusto Burkert Del Pino – UFPel |
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DOS ALUNOS DE 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS CLASSES DE APOIO DA REDE MUNICIPAL DE PELOTAS – RS |
Rafaela Ramos Lucas |
PROJETO: VALORIZANDO A CRIANÇA E SUA FAMÍLIA |
Isis Azevedo da Silva Carvalho – FURG Suzane da Rocha Vieira Gonçalves – FURG |
AS DISCIPLINAS DE INSERÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FURG E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE |
Felipe Trevisol Bresolin – FURG Vânia Alves Martins Chaigar – FURG Alisson Sousa Correa – FURG Patrícia de Werk Raubach – FURG |
COM QUANTOS TERRITÓRIOS SE FAZ UMA FORMAÇÃO? APRENDIZAGENS COM JUVENTUDES NA/DA CIDADE |
Katiúscia Texeira Dias Ortiz – Universidade Federal do Pampa |
A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NA ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Larissa Carniel da Silva - FURG Ana Maria Silveira Santos - FURG Juliane Bühler – FURG Patrícia Ignácio– FURG |
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO ATRAVÉS DE MATERIAL CONCRETO |
Kelly de Aguiar Arruda - SMED |
LIVRO DE RECEITAS JUNINAS: PRÁTICA SOCIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Luciana Valquíria Kremin Mai – UFFS e UFPel Stéfani da Silva Korb – UFPel |
MAIS EDUCAÇÃO COMO POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA A QUALIDADE E UMA POLÍTICA PÚBLICA AFIRMATIVA: MAIS, AINDA, FANZINE-SE! |
Jonatan Egewarth - IFSul Carina Sinnott Duarte - IFSul Renata Knorr Ungaretti Fernandes - IFSul Gabriela Manzke Costa - IFSul |
MODELOS DIDÁTICOS COMO APOIO NO ENSINO DOS SISTEMAS EXCRETOR E REPRODUTORES DE AVES |
Juliana de Pinho Ferreira - FURG |
O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA SALA DE AULA
|
Thaís Ruas Veigas - IFSul/CaVG Raquel Lucques dos Santos - IFSul/CaVG Jéssica Blank Lopes - IFSul/CaVG Gabriela Manzke Costa - IFSul/CaVG |
OBSERVAÇÃO: UMA ETAPA A SER VIVENCIADANO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO |
Arnaldo Antônio Duarte de Duarte Junior – PIBID Pedagogia/UFPel Gabriele Igansi dos Santos – PIBID Pedagogia/UFPel Paola Oliveira Bruno – PIBID Pedagogia/UFPel Suélen Starke – PIBID Pedagogia/UFPel |
OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR |
Fernanda Seidel Vorpagel – FURG Cláudia da Silva Cousin – FURG |
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE À PEDAGOGIA |
Tainá Freitas de Freitas Gabriela Manzke Costa – IFSul-CaVG |
OS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS SUPERVISIONADOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA DO CAVG |
Ludmila Soares Acosta Daiane Simões Gonsalves Elis Angela Dias Guinei San Martins de Quadro - Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Oscar Machado |
RESTAURANTE DOS LIVROS: UMA REFEIÇÃO PARA A MENTE |
Gislei dos Santos Cruz - UNIPAMPA Juliana Brandão Machado - UNIPAMPA |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL POTENCIALIZADAS PELA CIBERCULTURA |
Silviana Pereira Acosta Luz Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Oscar Machado |
PROJETO APRENDENDO PARA VIVER EM SOCIEDADE |
Annelise Costa de Jesus – UFPel Lourdes Maria Bragagnolo Frison - UFPel Gilceane Caetano Porto - UFPel |
PROMOÇÃO DE ESTRATÉGIAS AUTORREGULATÓRIAS PARA O ENSINO DA ESCRITA: PROJETO CRIATIVO |
Carla Rejane Amaral - FURG Jéssica Martins da Câmara - FURG Jéssica Orcelli - FURG Karen Dias Campos Carvalhal - FURG
|
REFLEXÕES SOBRE OS ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Thaiane da Silva D'Avila - FURG Nathália Neves de Souza - FURG Ricardo Gonçalves Severo - FURG |
RELATOS DA CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO PARTICIPATIVO DENTRO DO PROJETO DEBATES ESCOLARES
|
Nitéri Ferreira Vieira – UFPel |
GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PAPEL DO(A) SUPERVISOR(A) ESCOLAR NA AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM |
Andréia Priscila Honorato |
O SILÊNCIO SOBRE AS RELAÇÕES DE TRABALHO FEMININO: DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL INGLESA À CONTEMPORANEIDADE, UMA ANÁLISE DE PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DA EJA ATRAVÉS DO ENSINO DE HISTÓRIA. |
Maria Caroline Aguiar da Silveira – FURG Gionara Tauchen - FURG Júlia Silveira Matos – FURG |
OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA: MAPEAMENTO E ANÁLISE DOS SABERES QUE OS INTEGRAM |
Andrea Medeiros de Mello Josiane Alves Pereira Pamela Rodrigues Martins Patrícia Vasconcelos |
O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Adrielly Lemos Corrêa – FURG Suelen Maciel dos Santos Hermann - Escola Estadual de Ensino Fundamental 13 de Maio |
ALFABETIZAÇÃO COMO UM PROCESSO SIGNIFICATIVO |
Aliciane H. Zarnott FURG |
REFLETINDO SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DE DIÁLOGOS COM PROFESSORAS. |
Rita de Cássia Ramos da Silva - FURG Patrícia Ignácio - FURG
|
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM KIT DE EXPERIMENTOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA |
Alana Dafne Tavella, FURG Maria Renata Alonso Mota, FURG |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTEXTO HISTÓRICO |
Ana Luiza Alves Constantino - FURG Aline Machado Dorneles - FURG
|
A ESCRITA NARRATIVA COMO FORMA DE COMPREENDER O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA DA FURG |
Gabriela da Silva Lorenzo - IFSul/CaVG Josiane Vieira Gonçalves Soares - IFSul/Cavg Raquel Lucques Santos - IFSul/CaVG Viviane Maciel - IFSul/CaVG |
ENSINO DE CIENCIAS A IMPORTÂNCIA DA INSTRUMENTAÇÃO |
Mirian Pureza |
PNAIC E AS CONTRIBUIÇÕES PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS |
Adriana Kivanski de Senna – FURG Fabíola Delsale Diniz Guerreiro – FURG |
UM ESTUDO DE CASO DA REDE SALESIANA, RIO GRANDE/RS |
Veronica Cunha Barcellos – FURG Daniele Simões Borges – FURG GionaraTauchen – FURG |
DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A DOCÊNCIA EM FOCO |
Katiuscia Fagundes - FURG Angela Bersch – FURG |
PROGRAMA TEACCH: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESCOLARES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
Pedro Leal de Souza - FURG Sonia Marisa Hefler -FURG |
FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: A SALA DE AULA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM |
Raissa Brum Gonçalves de Avila - FURG |
MAPAS MENTAIS E ENSINO DE GEOGRAFIA: A LINGUAGEM ESCOLAR EM FOCO |
Leslli Adriani Mendonça Peroza - FURG Aline Machado Campello – FURG |
EXPLICANDO O ALGORITMO DA MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DO MATERIAL DOURADO |
Tatiane Fleck – FURG Patrícia Ignácio- FURG |
O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E O EDUCAR PELA PESQUISA: CAMINHOS DIDÁTICOS PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E DO LETRAMENTO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Laís dos Santos – FURG Rita Patta Rache – FURG |
ARTE-EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA LÚDICA DE ENSINO APRENDIZAGEM |
Francine Couto de Oliveira Weymar - PPGE/UFPel Fátima Barcellos da Rosa - UNIPAMPA Maiara Bernardes Marques. Docente da Educação Básica - PPGE/UFPel. |
A PRÁXIS EDUCATIVA A PARTIR DAS RELAÇOES ENTRE BIBLIOTECA ESCOLAR E CURRÍCULO
|
Giane Trovo Belmonte – PIBID Luiza Belem Teixeira – PIBID Gilceane Caetano Porto – PIBID |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O DESAFIO DA HETEROGENEIDADE EM SALA DE AULA |
Priscila Coelho Gauterio – FURG Rafaele Rodrigues de Araujo – FURG Franciele Pires Ruas – FURG AnahyArriecheFazio – FURG |
FEIRA DE CIÊNCIAS: ESPAÇO DE REFLEXÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Jeruza da Rosa da Rocha – UFPEL Marcia Lorena Martinez - UFPEL Eleonora das Neves Simões - UFPEL |
A PEDAGOGICIDADE DO ESPAÇO E A CONSTRUÇÃO DA PERCEPÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Clara Balladares Machado – IFSul Adriana Duarte Leon – IFSul |
O ENSINO DA TEMÁTICA INDÍGENA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE PELOTAS/RS |
Carla Simone da Conceição Jara Lourenço da Fontoura |
GRANDES DESAFIOS GESTAM A HUMANA DOCÊNCIA. |
Cláudia Lima de Souza - FURG Sherelise Alves Duarte - FURG Leila Cristiane Finoqueto - FURG |
EDUCAÇÃO FÍSICA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO RS: DISCURSOS PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL |
Ana do Carmo Goulart Gonçalves – FURG Caroline Teixeira Azambuja – FURG Mirele da Silva Gautério Fonseca – FURG Thuanne Passos Fonseca – FURG |
TEMPOS E ESPAÇOS DAS SALAS DE AULA NA ESCOLA DA INFÂNCIA
|
Maiara Bernardes Marques – UFPel Francine Couto de Oliveira Weymar – UFPel |
REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO: A PROBLEMATIZAÇÃO COMO FORMA DE CRIAR SIGNIFICADO AO ENSINO E A APRENDIZAGEM |
Fernanda S. Castro - FURG Ângela A.S. Bersch- FURG |
A IMPORTÂNCIA DA MOVIMENTAÇÃO DO CORPO NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS |
Maria de Fátima Cruz Corrêa – FURG Julia Silveira Matos - FURG |
ENSINO DE HISTÓRIA E ARQUIVOS: UTILIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO DOCUMENTAL ARQUIVÍSTICA COMO UMA ESTRATÉGIA COLABORATIVA NO ENSINO DE HISTÓRIA |
Rejane Sperling Sell Mackedanz - FURG Luiz Fernando Mackedanz - FURG |
PERCEPÇÃO DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PROJETO PEDAGÓGICO E FORMAÇÃO INICIAL |
MELLO, M. S. F. - FURG AGUIAR, L. F. - FURG |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DA ALFABETIZAÇÃO AO ENSINO DA HISTÓRIA DE 1959 A 2018 EM RIO GRANDE |
Karine Dias Pinto - FURG Gabriela Medeiros Nogueira - FURG |
PEDAGOGIA LOGOSÓFICA: ASPECTOS DIDÁTICOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PLENO DO EDUCANDO |
Marcela Silveira da Silveira - FURG Monique Carvalho Bandeira Pithan - FURG Laura Rosiane Proença Medina de Moraes - FURG Shana Fabiola Madruga Domingues - FURG Suvania Acosta de Oliveira Pureza - FURG |
ENSINANDO PRODUTOS NOTÁVEIS |
Jonathan C. F. Farias - FURG Valéria D. O. Bareño - FURG Vitória F. D. Pereira - FURG Sonia M. Hefler - FURG
|
O TEMA PH COMO UNIDADE DE APRENDIAGEM NO ENSINO MÉDIO |
Marion Rodrigues Dariz (UFPel) Clarice Vaz Peres Alves (Faculdade Anhanguera) |
USO DE GÊNEROS TEXTUAIS: INTERVENÇÃO À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM |
Jéssica Blank Lopes - IFSul Thaís Ruas Viegas - IFSul Raquel Lucques Santos - IFSul Gabriela Manzke Costa - IFSul |
Estágio Supervisionado Obrigatório: uma visão relacionada à motivação dos alunos |
Juliana Diniz Gutierres Borges |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL EM INTERFACE ÀS CONFIGURAÇÕES CURRICULARES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DO RIO GRANDE DO SUL |
Jayme Fernando Araujo Moreira Júnior |
10 ANOS COMO PROFESSOR DE ARTE EM ESCOLAS PUBLICAS: |
Giovanna Allegretti – UFPel Analisa Zorzi – UFPel Mauro Augusto Burkert Del Pino – UFPel Fernanda Arnbt Mesenburg – UFPel João Henrique Figueiredo de Oliveira – UFPel |
O REPENSAR DOS PROCESSOS AVALIATIVOS E A AVALIAÇÃO MEDIADORA COMO CHAVE NA CONSTRUÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE |
Eixo III
3. Formação continuada e programas de formação de professores |
|
Giane Belmonte Richéle Timm dos Passos da Silva |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO: DIÁLOGOS SOBRE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR |
Diva Valério Novaes Suzi Samá – FURG |
APRENDIZAGEM INTEGRADA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Sibele da Rocha Martins - FURG |
AVALIAÇÃO EXTERNA: PROBLEMATIZANDO A QUALIFICAÇÃO DA GRADUAÇÃO |
Bruna Pires Santos – CAIC/FURG Suzane da Rocha Vieira Gonçalves – CAIC/FURG |
CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS ACERCA DO PROCESSO DE FORMATIVO CONTINUADA |
Ana Maria Silveira Santos – FURG Juliane Bühler – FURG Larissa Carniel da Silva – FURG Patrícia Ignácio– FURG
|
SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ATIVIDADES PARA O ENSINO DE QUÍMICA COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
Myrna Madia Berwaldt – FURG |
MAL-ESTAR DOCENTE: O ADOECIMENTO E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO |
Andriele dos Santos Marinho – FURG Maiara Mesquita Garcia – FURG Maria Renata Alonso Mota – FURG Suzane Vieira da Rocha Gonçalves – FURG |
FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO |
Juliane de Oliveira Alves – Secretaria de Município da Educação/SMEd/ Rio Grande Felipe Alonso dos Santos - Secretaria de Município da Educação/SMEd/ Rio Grande Tania Clarindo - Secretaria de Município da Educação/SMEd/ Rio Grande Karine Dias Pinto - Secretaria de Município da Educação/ SMEd/ Rio Grande |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES ACERCA DA EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE |
Michele Lemões da Silva Santos (SMED – Pelotas) Marion Rodrigues Dariz – UFPEL Lilian Rojahn Hartvig Pieper (SMED – Pelotas) |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DE ESTRATÉGIAS HÍBRIDAS DE ENSINO |
Mara Lucia Teixeira – UFPEL/FURG Claudete Miranda Abreu – FURG Patrick Salazar da Silva |
CFOP: ENTRELAÇANDO CONHECIMENTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
|
Cristhianny Bento Barreiro - IFSUL Daiane da Silva Gomes - IFSUL
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL E NO URUGUAI |
Silvia Barreto Soares – FURG Clarice Janaína de Oliveira Gonçalves – FURG Carmo Thum – UFES/FURG |
FORMAÇÃO E PRÁTICAS EDUCATIVAS: APRENDIZAGENS NA PESQUISAS DE CAMPO |
Lucélia Gonzales Seus – IFSul |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LE: NOVAS DE PRÁTICAS DIDÁTICO- PEDAGÓGICAS |
Lilian da Silva Ney – FURG |
MONITORIA NA FURG – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
Marianne Rodrigues da Conceição – FURG Rafaella Chaplin – FURG
|
OS SABERES ADQUIRIDOS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) |
Simone Barreto Anadon – FURG Denise Alves da Silva – FURG |
PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA: PROBLEMATIZANDO O INGRESSO NA DOCÊNCIA |
Virgínia Soares de Campos – IFSul Cristhianny Bento Barreiro – IFSul |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PSICÓLOGOS: UM ESTUDO DO TIPO ESTADO DA ARTE |
Carla de Aquino – IFSul Raquel Souza de Oliveira - IFSul |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM METODOLOGIAS DE ENSINO PARA PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS: RELATO DE AÇÃ |
Sabrina Meirelles Macedo – FURG Janaina Borges da Silveira – FURG Alzira Paiva de Freitas Rita de Cássia Grecco dos Santos - FURG |
ATUAÇÃO DOCENTE: UM PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SUJEITO DOCENTE
|
Carmen Regina Gonçalves Ferreira – FURG |
LEITURA DELEITE COMO ESTRATÉGIA FORMATIVA EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA |
Mauro Augusto Burkert Del Pino – UFPEL Gilceane Caetano Porto – UFPEL Janaína Soares Martins Lapuente – FURG Fernanda Arndt Mesenburg – UFPEL |
O APOIO ESCOLAR COMO POLÍTICA DE ENFRENTAMENTO À EXCLUSÃO NA ESCOLA: O PERFIL DOCENTE |
Mirna Ribeiro Lima da Silva - USP |
SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE ARTICULAÇÃO ENTRE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, FORMAÇÃO INICIAL E FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES |
Silvana Maria Bellé Zasso – FURG Gabriela Medeiros Nogueira – FURG Paula Pires da Silva – SMED Sabrina das Neves Barreto - FURG |
LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO E PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA – LAPIL |
Priscila Coelho Gauterio – FURG Rafaela Rodrigues de Araujo – FURG Franciele Pires Ruas – FURG Anahy Arrieche Fazio - FURG |
FEIRA DE CIÊNCIAS: ESPAÇO DE REFLEXÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Andréa Nóbrega Juliano – FURG Débora Pereira Laurino - FURG |
O COESCREVER: LINGUAGEM EM (INTER) AÇÃO... |
Dayana Anjos – FURG Gabriela Medeiros Nogueira – FURG Maria Mertzani - FURG |
PROFESSORES EM INÍCIO DE CARREIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Hebert Elías Lobo Sosa – ULA Gladys Marleny Gutiérrez Nieto – ULA Jesús Ramón Briceño Barrios – ULA |
OS LIVROS DE TEXTO PARA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DAS CIÊNCIAS NATURAIS |
Fabrício Paula de Souza – FURG Taciane Borges Umpierre de Moraes – FURG Rita de Cássia Grecco dos Santos – FURG |
SEMPRE QUIS SER PROFESSORA: DILEMAS DA PROFISSÃO DOCENTE |
Jorge Antônio de Oliveira Satt Ida Letícia Gautério da Silva
|
UMA PROPOSTA PARA A HORA-ATIVIDADE DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: O PAPEL DA GESTÃO NA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES |
Ida Letícia Gautério da Silva |
O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES POR DENTRO DA ESCOLA
|
Simone Machado Firme – FURG Aline Cristina Siefert Kopf – FURG Angélica Conceição Dias Miranda – FURG
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES:UM ESTUDO A PARTIR DAS PUBLICAÇÕES VEICULADAS NA REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS(RBPEC) DE 2011 A 2018 |
Gabriela da Rosa Coronel – FURG Roberta Avila Pereira – FURG Vilmar Alves Pereira – FURG
|
PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR POVO NOVO: VIVÊNCIAS NUM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO POPULAR |
Elisangela de Felippe Rodrigues – FURG Rossana Madruga Telles – FURG Claudia da Silva Cousin – FURG Lilian Melo Rodrigues Reinhardt – SMED/Rio Grande |
O ENSINO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA |
Rejane Conceição Silveira da Silva – FURG Débora Pereira Laurino – FURG |
TRAÇADO CARTOGRÁFICO DO EXPERIENCIAR DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
Carmo Thum - FURG/UFES Erineru Foerste - UFES Myrna Susan Madia - FURG |
Formação, Extensão e Pesquisa: indissociabilidades exercitadas em espaços da UFES e FURG |
Eixo IV
4. Docência e relações étnico-raciais |
|
Katiúscia Chaves dos Santos – E.M.E.F Professor Oscar Machado Ismara Teixeira Molina – E.M.E.F Professor Oscar Machado |
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA |
Sabrina Hax Duro Rosa |
A LEI DE COTAS RACIAIS: A IMPORTÂNCIA DE DOCENTES COMPREENDEREM SUA RELEVÂNCIA |
Maria do Carmo Galiazzi |
UM ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA BRANCA |
Eixo V
5. Gênero e Docência |
|
Darcylene Pereira Domingues – FURG Aline Gonçalves de Moura – FURG |
ENSINO DE HISTÓRIA E GÊNERO: O DEBATE SILENCIADO NO AMBIENTE ESCOLAR |
Eliane S. Neves – FURG Lucio A. Felipe – FURG Rafaela L. Oliveira – FURG Julia S. Matos – FURG |
GÊNERO: UM DIÁLOGO RELEVANTE NO ENSINO DE HISTÓRIA |
Cristiane Ferreira |
O LUGAR DE FALA DAS MULHERES NA CATAÇÃO DE LIXO |
Joyce Silva Cardoso Larissa Pinto Martins |
“VOCÊ CHAMA ALGUÉM DE MULHERZINHA QUANDO A PESSOA É INCRÍVEL”: DESENHO ANIMADO ENQUANTO RECURSO DIDÁTICO PARA ABORDAR ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO |
Raylene Barbosa Moreira – FURG |
EDUCADORAS QUE ATUAM EM ESPAÇO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE E AS RELAÇÕES DE GÊNERO |
Eixo VI
6. Docência na Educação a Distância
|
|
Marcia Lorena Saurin Martinez – UFPEL Tanise Paula Novello – FURG |
PRODUÇÃO DE LAÇOS INTERDISCIPLINARES NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
|
João Carlos Roedel Hirdes Mauro Augusto Burkert Del Pino |
A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA DE PROFESSORES EGRESSOS DE LICENCIATURA A DISTÂNCIA: ESTADO DO CONHECIMENTO |
Raquel da Silva – FURG Vanda Gautério – FURG Débora Laurino – FURG |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINAR E APRENDER: UM ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DOS DISCENTES EM LICENCIATURA DE MATEMÁTICA
|
Fabrine Diniz Pereira – FURG Tanise Paula Novello – FURG |
A RELAÇÃO ENTRE O TECNOSTRESS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
|
Aline Cristina Siefert Kopf – FURG Simone Machado Firme – FURG Cristiano Amorim – FURG Angélica Conceição Dias Miranda – FURG
|
REVISTA MOMENTO FURG. ANÁLISE SOBRE O TEMA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, NO PERÍODO DE 2010-2018. |