Abaixo apresentamos a lista dos trabalhos aprovados por eixo, todos os autores devem estar inscritos no evento e com o pagamento efetuado.

Aqueles que desejarem publicar os textos nos anais, deverão enviar até 10 e junho para o email textosecontextosdadocencia@gmail.com, o Resumo Ampliado no caso de poster ou Texto Completo para as comunicações orais. Os trabalhos para os anais precisam ser enviados no Template do evento, disponível no menu submissão. 

Cique aqui para acessar o Template Resumo Expandido para Poster

Clique aqui para acessar o Template Trabalho Completo para Comunicação Oral

 

Eixo I

1. Políticas educacionais e formação de professores

Jéssica Pereira da Silva- FURG

Rossana Oroski – FURG

Suzane da Rocha Vieira Gonçalves - FURG

A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: ALTERAÇÕES E CONTRADIÇÕES

Daniele dos Santos Piassarollo – FURG

A LEI FEDERAL Nº 10.639/2003: DISCURSOS DE POTÊNCIA?

Carolina Caporal Dantas Costa – FURG

Suzane da Rocha Vieira Gonçalves - FURG

A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O PRAGMATISMO NA FORMAÇÃO DOCENTE

Rachel Hidalgo – PPGEA/FURG

Felipe Nóbrega - PPGEA/FURG

EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE OFICINA JUNTO À REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE JOINVILLE (SC)

Myrna Madia Berwaldt – FURG

MAL-ESTAR DOCENTE: O ADOECIMENTO E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO

Marcos Luiz de França – FURG

PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: QUAL A DIREÇÃO DA JUSTIÇA SOCIAL?

Clarice Vaz Peres Alves (Faculdade Anhanguera)

Marion Rodrigues Dariz (UFPel)

Márcia Teixeira Antunes (Faculdade Anhanguera)

Aline Peter (Escola Mario Quintana)

PRODUÇÃO DO GÊNERO RESUMO NO CONTEXTO ACADÊMICO

João Henrique Figueredo de Oliveira – UFPEL

Fernanda Arndt Mesenburg – UFPEL

Giovanna Allegretti – UFPEL

Mauro Augusto Burkert Del Pino – UFPEL

A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE

Claudete Milczarek – FURG

Suzane da Rocha Vieira Gonçalves - FURG

A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO

Andrea Medeiros de Mello

Josiane Alves Pereira

Pamela Rodrigues Martins

Patrícia Vasconcelos

O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Fabiane Laranjo Crizel - FURG

Suzane da Rocha Vieira Gonçalves - FURG

Renata Cristina Lopes Andrade - FURG

POLÍTICAS PÚBLICAS, FUNDAMENTOS E GESTÃO EDUCACIONAL

Fernanda Arndt Mesenburg/UFPel

Mauro Augusto Burkert Del Pino/UFPel

Gilceane Caetano Porto/UFPel

Janaína Soares Martins Lapuente

A constituição da Rede Pública Municipal de Ensino de Pelotas: das condições socioeconômicas ao sucesso escolar

Andréa Maria Matias- FURG

Kamila Lockmann- FURG

PROGRAMA ACELERA BRASIL: PRÁTICAS DE GOVERNAMENTO QUE REGULAM  O TRABALHO DOCENTE

Nara Suzana Pereira da Silva – UNIPAMPA

Paula Trindade da Silva Selbach – UNIPAMPA

PPP: CONSTITUINDO A IDENTIDADE ESCOLAR FRENTE ÀS NOVAS DIRETRIZES DA POLÍTICA PÚBLICA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL

Marisa Musa Hamid, FURG

Suzane da Rocha Vieira Gonçalves, FURG

REFORMA EDUCACIONAL E BNCC:

IMPLICAÇÕES NO PROCESSO FORMATIVO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Valéria Fontoura Nunes – UFPEL

É POSSÍVEL UMA UNIVERSIDADE PLANEJAR O SEU CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL?

Richéle Timm dos Passos da Silva

Jovino Pizzi

AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL FRENTE A ALTERNATIVA EPISTEMOLÓGICA TRIANGULAR

 

Eixo II

2. Currículo, práticas pedagógicas e estágios nas Licenciaturas

Vanessa Silva da Luz– FURG

Miriã Diniz da Luz – FURG

Marília Nunes Dall’Asta – FURG

ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA

Lais Ribeiro Soler -  UFPEL

Maiane Liana Hatschbach Ourique -  UFPEL

A ALTERIDADE ENTRE GERAÇÕES NAS ESCOLAS PARA A INFÂNCIA

Izadora Soares Barboza – FURG

Glaycilane G. de Deus – FURG

Aline Dornelles - FURG

A ATIVIDADE PRÁTICA COMO FERRAMENTA DE ESTUDO NO ENSINO DE QUÍMICA

Adrielle Acunha Bastos - FURG

Catia Simone R. da Silva - FURG

Débora de Assis Matias - FURG

Laciane Jesus da Silva - FURG

A CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SEUS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS

Cláudia da Silva Cousin - FURG

Fernanda Seidel Vorpagel - FURG

 

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE SE MOSTRA NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Pierre Silva Machado (FURG)

Kelli da Rosa Ribeiro (FURG)

A ESCOLHA DO TEXTO EM AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO ATO POLÍTICO

Marta de Souza Borges- Escola Municipal De Ensino Fundamental Professor Oscar Machado

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS PESSOAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

 Ivone Regina Porto Martins - FURG

Simone Barreto Anadon – FURG

A INSERÇÃO NA ESCOLA: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FURG

Janete Cristiane Jarczeski  - FURG

Júlia Silveira Matos- FURG

A MÚSICA COMO FONTE PARA APRENDER E ENSINAR NAS AULAS DE HISTÓRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Gabriele da Silva Laco – FURG

Ana do Carmo Goulart Gonçalves – FURG

 

A POTENCIALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NO PIBID PEDAGOGIA/MATEMÁTICA DA FURG

Jesús Ramón Briceño Barrios

Yasmelis Rivas de Briceño  -

Hebert Lobo

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM EM FÍSICA

Danielle Monteiro Behrend-FURG

Cláudia da Silva Cousin-FURG

AMBIENTALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS NOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS: PROCESSOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA

Samuel Lopes Pinheiro - FURG

APONTAMENTOS SOBRE O ENSINAR A VIVER EM EDGAR MORIN E SEUS DESAFIOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Ariane Quevedo Acosta – FURG

Daniele Simões Borges  – FURG

O MONITOR DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA

Lis Rejane Martins Rolan - Unipampa

O USO DO DICIONÁRIO DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM SALA DE AULA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Jonas dos Santos Messias  – FURG

Gabriela Medeiros Nogueira  – FURG

OS ENCONTROS E (DES) ENCONTROS POR TRÁS DAS IMAGENS: O LIVRO DE NARRATIVA POR IMAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Jéssica Blank Lopes -  IFSul

Thaís Ruas Viegas - IFSul

Raquel Lucques Santos -  IFSul

Gabriela Manzke Costa -  IFSul

CENÁRIO ATUAL DA PRODUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA

Luiz Paulo da Silva Soares  – EEEM Dr. Augusto Duprat

Vânia Alves Martins Chaigar – FURG

CINEMA NO EJA: UM BREVE RELATO SOBRE UMA EXPERIMÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA

Karen Godoy Silveira Barbosa – FURG

Vânia Alves Martins Chaigar – FURG

Andriara Nunes Nunes – FURG

COM QUANTOS TERRITÓRIOS SE FAZ UMA FORMAÇÃO? APRENDIZAGENS COM CRIANÇAS E ANIMAIS NA/DA CIDADE

Sabrina Simões Corrêa – FURG

MEDIA INFORMATION LITERACY E ENSINO DE HISTÓRIA:

RELATO(S) DE ATIVIDADES ACADÊMICAS SOBRE A TEMÁTICA

Matilde Martinez – FURG

Marcia Lorena Saurin Martinez – UFPEL

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO POSSIBILIDADE DO ENSINO DA MATEMÁTICA: A LUDICIDADE E A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Robson dos S. Machado – FURG

Murilo da Cunha Paz – FURG

Leonardo E. da C. Portal – FURG

Suvania A. de O. Pureza – FURG

CONSTRUINDO SÓLIDOS PLATÔNICOS

Franciely Cardoso de Almeida - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Regina Célia do Couto - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

CULTURAS SENTIDAS E VIVIDAS NO CURRÍCULO ESCOLAR: A PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE DIAMANTINA-MG

Eleonora das Neves Simões – UFPel

CURSO DE PEDAGOGIA COMO UM NÃO LUGAR DAS CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS

Daiane Leal da Silva

Ida Letícia Gautério da Silva

CURUPIRA APRENDEU A LER!

Darcylene Pereira Domingues – FURG

Aline Gonçalves de Moura - FURG

ENSINO DE HISTÓRIA E GÊNERO: O DEBATE SILENCIADO NO AMBIENTE ESCOLAR

Lorena Dias -  FURG

DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O ENSINO BÁSICO E O ENSINO SUPERIOR

Luana Maria Santos da Silva Ayres – FURG

Tanise Paula Novello – FURG

DIFICULDADES NA DOCÊNCIA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Vanda Gautério  –FURG

Raquel da Silva  –FURG

Débora Laurino  –FURG

RODA DE CONVERSA SOBRE A MATEMÁTICA FINANCEIRA COM ESTUDANTES DA EJA

Eliane das Neves Sória  - FURG

ENSINO E APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA NA ESCOLA

BÍBLICA PARA OS ADOLESCENTES.

Ana Cláudia Pereira de Almeida - IFRS

Carlos Fernandes Júnior - FRS

E UTOPIAS A BURACOS NEGROS: RELAÇÕES E ATRAVESSAMENTOS POSSÍVEIS ENTRE ENSINO TÉCNICO E HUMANIDADES

Amanda Porto da Cruz -  FURG

Maria Renata Alonso Mota -  FURG

 

EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRIANÇA E NATUREZA

Daniele Amaral Fonseca – FURG

Daniel da Silva Silveira – FURG

Débora Pereira Laurino – FURG

Rafaele Rodrigues de Araujo – FURG

 

O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA NA CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

Mateus de Paula Borges - UFPEL

FATORES QUE MOTIVAM OS ALUNOS A PARTICIPAREM DAS AULAS DE EDUCAÇÃO

Felipe Nobrega Ferreira - FURG

A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO BÁSICO: UMA AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES DA ESCOLA CARLOS LOREA PINTO (RIO GRANDE/RS)

Michele Lemões da Silva Santos (SMED – Pelotas)

Marion Rodrigues Dariz (Universidade Federal de Pelotas)

Lilian Rojahn Hartvig Pieper (SMED – Pelotas)

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DE ESTRATÉGIAS HÍBRIDAS DE ENSINO

Elis Regina da Silva Caetano

AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE OS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Gilceane Caetano Porto – UFPel

Janaína Soares Martins Lapuente – FURG

Fernanda Arndt Mesenburg – UFPel

Mauro Augusto Burkert Del Pino – UFPel

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DOS ALUNOS DE 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS CLASSES DE APOIO DA REDE MUNICIPAL DE PELOTAS – RS

Rafaela Ramos Lucas

PROJETO: VALORIZANDO A CRIANÇA E SUA FAMÍLIA

Isis Azevedo da Silva Carvalho – FURG

Suzane da Rocha Vieira Gonçalves – FURG

AS DISCIPLINAS DE INSERÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FURG E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Felipe Trevisol Bresolin – FURG

Vânia Alves Martins Chaigar  – FURG

Alisson Sousa Correa  – FURG

Patrícia de Werk Raubach – FURG

COM QUANTOS TERRITÓRIOS SE FAZ UMA FORMAÇÃO? APRENDIZAGENS COM JUVENTUDES NA/DA CIDADE

Katiúscia Texeira Dias Ortiz – Universidade Federal do Pampa

A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NA ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Larissa Carniel da Silva - FURG

Ana Maria Silveira Santos - FURG

Juliane Bühler – FURG

Patrícia Ignácio– FURG

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO ATRAVÉS DE MATERIAL CONCRETO

Kelly de Aguiar Arruda - SMED

LIVRO DE RECEITAS JUNINAS: PRÁTICA SOCIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Luciana Valquíria Kremin Mai – UFFS e UFPel

Stéfani da Silva Korb – UFPel

MAIS EDUCAÇÃO COMO POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA A QUALIDADE E UMA POLÍTICA PÚBLICA AFIRMATIVA: MAIS, AINDA, FANZINE-SE!

Jonatan Egewarth - IFSul

Carina Sinnott Duarte - IFSul

Renata Knorr Ungaretti Fernandes - IFSul

Gabriela Manzke Costa - IFSul

MODELOS DIDÁTICOS COMO APOIO NO ENSINO DOS SISTEMAS EXCRETOR E REPRODUTORES DE AVES

Juliana de Pinho Ferreira - FURG

O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA SALA DE AULA

 

Thaís Ruas Veigas  - IFSul/CaVG

Raquel Lucques dos Santos - IFSul/CaVG

Jéssica Blank Lopes - IFSul/CaVG

Gabriela Manzke Costa  - IFSul/CaVG

OBSERVAÇÃO: UMA ETAPA A SER VIVENCIADANO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO

Arnaldo Antônio Duarte de Duarte Junior – PIBID Pedagogia/UFPel

Gabriele Igansi dos Santos – PIBID Pedagogia/UFPel

Paola Oliveira Bruno – PIBID Pedagogia/UFPel

Suélen Starke – PIBID Pedagogia/UFPel

OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR

Fernanda Seidel Vorpagel – FURG

Cláudia da Silva Cousin – FURG

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE À PEDAGOGIA

Tainá Freitas de Freitas

Gabriela Manzke Costa – IFSul-CaVG

OS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS SUPERVISIONADOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA DO CAVG

Ludmila Soares Acosta

Daiane Simões Gonsalves

Elis Angela Dias

Guinei San Martins de Quadro - Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Oscar Machado

RESTAURANTE DOS LIVROS: UMA REFEIÇÃO PARA A MENTE

Gislei dos Santos Cruz - UNIPAMPA

Juliana Brandão Machado - UNIPAMPA

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL POTENCIALIZADAS PELA CIBERCULTURA

Silviana Pereira Acosta Luz
Gilliane de Souza Lucero
Marta de Souza Borges
Ludmila Soares Acosta -

Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Oscar Machado

PROJETO APRENDENDO PARA VIVER EM SOCIEDADE

Annelise Costa de Jesus – UFPel

Lourdes Maria Bragagnolo Frison - UFPel

Gilceane Caetano Porto - UFPel

PROMOÇÃO DE ESTRATÉGIAS AUTORREGULATÓRIAS PARA O ENSINO DA ESCRITA: PROJETO CRIATIVO

Carla Rejane Amaral - FURG

Jéssica Martins da Câmara - FURG

Jéssica Orcelli - FURG

Karen Dias Campos Carvalhal - FURG

 

REFLEXÕES SOBRE OS ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Thaiane da Silva D'Avila - FURG

Nathália Neves de Souza - FURG

Ricardo Gonçalves Severo  - FURG

RELATOS DA CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO PARTICIPATIVO DENTRO DO PROJETO DEBATES ESCOLARES

 

 

Nitéri Ferreira Vieira – UFPel

GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PAPEL DO(A) SUPERVISOR(A) ESCOLAR NA AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM

Andréia Priscila Honorato

O SILÊNCIO SOBRE AS RELAÇÕES DE TRABALHO FEMININO: DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL INGLESA À CONTEMPORANEIDADE, UMA ANÁLISE DE PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DA EJA ATRAVÉS DO ENSINO DE HISTÓRIA.

Maria Caroline Aguiar da Silveira – FURG

Gionara Tauchen - FURG

Júlia Silveira Matos – FURG

OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA: MAPEAMENTO E ANÁLISE DOS SABERES QUE OS INTEGRAM

Andrea Medeiros  de Mello

Josiane Alves Pereira

Pamela Rodrigues Martins

Patrícia Vasconcelos

O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Adrielly Lemos Corrêa – FURG

Suelen Maciel dos Santos Hermann - Escola Estadual de Ensino Fundamental 13 de Maio

 

ALFABETIZAÇÃO COMO UM PROCESSO SIGNIFICATIVO

Aliciane H. Zarnott  FURG

REFLETINDO SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DE DIÁLOGOS COM PROFESSORAS.

Rita de Cássia Ramos da Silva -  FURG

Patrícia Ignácio  -  FURG

 

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS

DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM KIT DE EXPERIMENTOS

PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Alana Dafne Tavella, FURG

Maria Renata Alonso Mota, FURG

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTEXTO HISTÓRICO

Ana Luiza Alves Constantino - FURG

Aline Machado Dorneles - FURG

 

A ESCRITA NARRATIVA COMO FORMA DE COMPREENDER O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA DA FURG

Gabriela da Silva Lorenzo - IFSul/CaVG

Josiane Vieira Gonçalves Soares - IFSul/Cavg

Raquel Lucques Santos - IFSul/CaVG

Viviane Maciel - IFSul/CaVG

ENSINO DE CIENCIAS A IMPORTÂNCIA DA INSTRUMENTAÇÃO

Mirian Pureza

PNAIC E AS CONTRIBUIÇÕES PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Adriana Kivanski de Senna – FURG

Fabíola Delsale Diniz Guerreiro – FURG

UM ESTUDO DE CASO DA REDE SALESIANA, RIO GRANDE/RS

Veronica Cunha Barcellos – FURG

Daniele Simões Borges – FURG

GionaraTauchen – FURG

DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A DOCÊNCIA EM FOCO

Katiuscia Fagundes  - FURG

Angela Bersch – FURG

PROGRAMA TEACCH: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESCOLARES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Pedro Leal de Souza - FURG

Sonia Marisa Hefler -FURG

FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: A SALA DE AULA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM

Raissa Brum Gonçalves de Avila - FURG

MAPAS MENTAIS E ENSINO DE GEOGRAFIA: A LINGUAGEM ESCOLAR EM FOCO

Leslli Adriani Mendonça Peroza - FURG

Aline Machado Campello – FURG

EXPLICANDO O ALGORITMO DA MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DO MATERIAL DOURADO

Tatiane Fleck – FURG

Patrícia Ignácio- FURG

O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E O EDUCAR PELA PESQUISA:

CAMINHOS DIDÁTICOS PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E DO LETRAMENTO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Laís dos Santos – FURG

Rita Patta Rache – FURG

ARTE-EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA LÚDICA DE ENSINO APRENDIZAGEM

Francine Couto de Oliveira Weymar - PPGE/UFPel

Fátima Barcellos da Rosa - UNIPAMPA

Maiara Bernardes Marques. Docente da Educação Básica -  PPGE/UFPel.

A PRÁXIS EDUCATIVA A PARTIR DAS RELAÇOES

ENTRE BIBLIOTECA ESCOLAR E CURRÍCULO

 

Giane Trovo Belmonte – PIBID

Luiza Belem Teixeira – PIBID

Gilceane Caetano Porto – PIBID

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O DESAFIO DA HETEROGENEIDADE EM SALA DE AULA

Priscila Coelho Gauterio  – FURG

Rafaele Rodrigues de Araujo  – FURG

Franciele Pires Ruas  – FURG

AnahyArriecheFazio  – FURG

FEIRA DE CIÊNCIAS: ESPAÇO DE REFLEXÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Jeruza da Rosa da Rocha – UFPEL

Marcia Lorena Martinez - UFPEL

Eleonora das Neves Simões - UFPEL

A PEDAGOGICIDADE DO ESPAÇO E A CONSTRUÇÃO DA PERCEPÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Clara Balladares Machado – IFSul

Adriana Duarte Leon – IFSul

O ENSINO DA TEMÁTICA INDÍGENA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE PELOTAS/RS

Carla Simone da Conceição

Jara Lourenço da Fontoura

GRANDES DESAFIOS GESTAM A HUMANA DOCÊNCIA.

Cláudia Lima de Souza - FURG

Sherelise Alves Duarte - FURG

Leila Cristiane Finoqueto - FURG

EDUCAÇÃO FÍSICA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO RS: DISCURSOS PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL

Ana do Carmo Goulart Gonçalves – FURG

Caroline Teixeira Azambuja – FURG

Mirele da Silva Gautério Fonseca – FURG

Thuanne Passos Fonseca – FURG

TEMPOS E ESPAÇOS DAS SALAS DE AULA NA ESCOLA DA INFÂNCIA

 

Maiara Bernardes Marques – UFPel

Francine Couto de Oliveira Weymar – UFPel

REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO: A PROBLEMATIZAÇÃO COMO FORMA DE CRIAR SIGNIFICADO AO ENSINO E A APRENDIZAGEM

Fernanda S. Castro - FURG

Ângela A.S. Bersch- FURG

A IMPORTÂNCIA DA MOVIMENTAÇÃO DO CORPO NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM  ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS

Maria de Fátima Cruz Corrêa – FURG

Julia Silveira Matos - FURG

ENSINO DE HISTÓRIA E ARQUIVOS: UTILIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO DOCUMENTAL ARQUIVÍSTICA COMO UMA ESTRATÉGIA COLABORATIVA NO ENSINO DE HISTÓRIA

Rejane Sperling Sell Mackedanz - FURG

Luiz Fernando Mackedanz - FURG

PERCEPÇÃO DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PROJETO PEDAGÓGICO E FORMAÇÃO INICIAL

MELLO, M. S. F. - FURG

AGUIAR, L. F. - FURG

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DA ALFABETIZAÇÃO AO ENSINO DA HISTÓRIA DE 1959 A 2018 EM RIO GRANDE

Karine Dias Pinto - FURG

Gabriela Medeiros Nogueira - FURG

PEDAGOGIA LOGOSÓFICA: ASPECTOS DIDÁTICOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PLENO DO EDUCANDO

Marcela Silveira da Silveira - FURG

Monique Carvalho Bandeira Pithan - FURG

Laura Rosiane Proença Medina de Moraes - FURG

Shana Fabiola Madruga Domingues - FURG

Suvania Acosta de Oliveira Pureza - FURG

ENSINANDO PRODUTOS NOTÁVEIS

Jonathan C. F. Farias - FURG

Valéria D. O. Bareño - FURG

Vitória F. D. Pereira - FURG

Sonia M. Hefler - FURG

 

O TEMA PH COMO UNIDADE DE APRENDIAGEM NO ENSINO MÉDIO

Marion Rodrigues Dariz (UFPel)

Clarice Vaz Peres Alves (Faculdade Anhanguera)

USO DE GÊNEROS TEXTUAIS: INTERVENÇÃO À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM

Jéssica Blank Lopes -  IFSul

Thaís Ruas Viegas - IFSul

Raquel Lucques Santos -  IFSul

Gabriela Manzke Costa -  IFSul

Estágio Supervisionado Obrigatório: uma visão relacionada à motivação dos alunos

Juliana Diniz Gutierres Borges

FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL EM INTERFACE ÀS CONFIGURAÇÕES CURRICULARES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DO RIO GRANDE DO SUL

Jayme Fernando Araujo Moreira  Júnior

 

10 ANOS COMO PROFESSOR DE ARTE EM ESCOLAS PUBLICAS:
REFLEXÕES SOBRE INCLUSÃO

Giovanna Allegretti – UFPel

Analisa Zorzi –  UFPel

Mauro Augusto Burkert Del Pino – UFPel

Fernanda Arnbt Mesenburg – UFPel

João Henrique Figueiredo de Oliveira – UFPel

O REPENSAR DOS PROCESSOS AVALIATIVOS E A AVALIAÇÃO MEDIADORA COMO CHAVE NA CONSTRUÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE

 

 Eixo III

3. Formação continuada e programas de formação de professores

Giane Belmonte

Richéle Timm dos Passos da Silva

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO: DIÁLOGOS SOBRE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR

Diva Valério Novaes

Suzi Samá – FURG

APRENDIZAGEM INTEGRADA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Sibele da Rocha Martins - FURG

AVALIAÇÃO EXTERNA: PROBLEMATIZANDO A QUALIFICAÇÃO DA GRADUAÇÃO

Bruna Pires Santos – CAIC/FURG

Suzane da Rocha Vieira Gonçalves – CAIC/FURG

CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS ACERCA DO PROCESSO DE FORMATIVO CONTINUADA

 

Ana Maria Silveira Santos – FURG

Juliane Bühler – FURG

 Larissa Carniel da Silva – FURG

 Patrícia Ignácio– FURG

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ATIVIDADES PARA O ENSINO DE QUÍMICA COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Myrna Madia Berwaldt – FURG

MAL-ESTAR DOCENTE: O ADOECIMENTO E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO

Andriele dos Santos Marinho – FURG

Maiara Mesquita Garcia – FURG

Maria Renata Alonso Mota – FURG

Suzane Vieira da Rocha Gonçalves – FURG

 

FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

Juliane de Oliveira Alves – Secretaria de Município da Educação/SMEd/ Rio Grande

Felipe Alonso dos Santos - Secretaria de Município da Educação/SMEd/ Rio Grande

Tania Clarindo - Secretaria de Município da Educação/SMEd/ Rio Grande

Karine Dias Pinto - Secretaria de Município da Educação/ SMEd/ Rio Grande

 

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES ACERCA DA EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE

Michele Lemões da Silva Santos (SMED – Pelotas)

Marion Rodrigues Dariz – UFPEL

Lilian Rojahn Hartvig Pieper (SMED – Pelotas)

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DE ESTRATÉGIAS HÍBRIDAS DE ENSINO

Mara Lucia Teixeira – UFPEL/FURG

Claudete Miranda Abreu – FURG

Patrick Salazar da Silva

 

CFOP: ENTRELAÇANDO CONHECIMENTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE

 

Cristhianny Bento Barreiro - IFSUL

Daiane da Silva Gomes - IFSUL

 

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL E NO URUGUAI

Silvia Barreto Soares – FURG

Clarice Janaína de Oliveira Gonçalves – FURG

Carmo Thum – UFES/FURG

FORMAÇÃO E PRÁTICAS EDUCATIVAS: APRENDIZAGENS NA PESQUISAS DE CAMPO

Lucélia Gonzales Seus – IFSul

FORMAÇÃO CONTINUADA DE

PROFESSORES DE LE: NOVAS

DE PRÁTICAS DIDÁTICO-

PEDAGÓGICAS

Lilian da Silva Ney – FURG

MONITORIA NA FURG – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Marianne Rodrigues da Conceição – FURG

Rafaella Chaplin – FURG

 

OS SABERES ADQUIRIDOS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

Simone Barreto Anadon – FURG

Denise Alves da Silva – FURG

PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA: PROBLEMATIZANDO O INGRESSO NA DOCÊNCIA

Virgínia Soares de Campos – IFSul

Cristhianny Bento Barreiro – IFSul

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PSICÓLOGOS: UM ESTUDO DO TIPO ESTADO DA ARTE

Carla de Aquino – IFSul

Raquel Souza de Oliveira - IFSul

FORMAÇÃO CONTINUADA EM METODOLOGIAS DE ENSINO PARA PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS: RELATO DE AÇÃ

Sabrina Meirelles Macedo – FURG

Janaina Borges da Silveira – FURG

Alzira Paiva de Freitas

Rita de Cássia Grecco dos Santos - FURG

 

ATUAÇÃO DOCENTE: UM PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SUJEITO DOCENTE

 

Carmen Regina Gonçalves Ferreira – FURG

LEITURA DELEITE COMO ESTRATÉGIA FORMATIVA EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Mauro Augusto Burkert Del Pino – UFPEL

Gilceane Caetano Porto – UFPEL

Janaína Soares Martins Lapuente – FURG

Fernanda Arndt Mesenburg – UFPEL

O APOIO ESCOLAR COMO POLÍTICA DE ENFRENTAMENTO À EXCLUSÃO NA ESCOLA: O PERFIL DOCENTE

Mirna Ribeiro Lima da Silva - USP

SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE ARTICULAÇÃO ENTRE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, FORMAÇÃO INICIAL E FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES

Silvana Maria Bellé Zasso – FURG

Gabriela Medeiros Nogueira – FURG

Paula Pires da Silva – SMED

Sabrina das Neves Barreto - FURG

LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO E PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA – LAPIL

Priscila Coelho Gauterio – FURG

Rafaela Rodrigues de Araujo – FURG

Franciele Pires Ruas – FURG

Anahy Arrieche Fazio - FURG

FEIRA DE CIÊNCIAS: ESPAÇO DE REFLEXÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Andréa Nóbrega Juliano – FURG

Débora Pereira Laurino - FURG

O COESCREVER: LINGUAGEM EM (INTER) AÇÃO...

Dayana Anjos – FURG

Gabriela Medeiros Nogueira – FURG

Maria Mertzani - FURG

PROFESSORES EM INÍCIO DE CARREIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Hebert Elías Lobo Sosa – ULA

Gladys Marleny Gutiérrez Nieto – ULA

Jesús Ramón Briceño Barrios – ULA

OS LIVROS DE TEXTO PARA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DAS CIÊNCIAS NATURAIS

Fabrício Paula de Souza – FURG

Taciane Borges Umpierre de Moraes – FURG

Rita de Cássia Grecco dos Santos – FURG

SEMPRE QUIS SER PROFESSORA: DILEMAS DA PROFISSÃO DOCENTE

Jorge Antônio de Oliveira Satt

Ida Letícia Gautério da Silva

 

UMA PROPOSTA PARA A HORA-ATIVIDADE DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: O PAPEL DA GESTÃO NA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES

Ida Letícia Gautério da Silva

 

O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES POR DENTRO DA ESCOLA

 

Simone Machado Firme – FURG

Aline Cristina Siefert Kopf  – FURG

Angélica Conceição Dias Miranda  – FURG

 

FORMAÇÃO DE PROFESSORES:UM ESTUDO A PARTIR DAS PUBLICAÇÕES VEICULADAS NA REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS(RBPEC) DE 2011 A 2018

 

Gabriela da Rosa Coronel – FURG

Roberta Avila Pereira – FURG

Vilmar Alves Pereira – FURG

 

 

 

PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR POVO NOVO: VIVÊNCIAS NUM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO POPULAR

Elisangela de Felippe Rodrigues – FURG

Rossana Madruga Telles – FURG

Claudia da Silva Cousin – FURG

Lilian Melo Rodrigues Reinhardt – SMED/Rio Grande

 

O ENSINO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA

Rejane Conceição Silveira da Silva – FURG

Débora Pereira Laurino – FURG

TRAÇADO CARTOGRÁFICO DO EXPERIENCIAR DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Carmo Thum - FURG/UFES

Erineru Foerste - UFES

Myrna Susan Madia - FURG

Formação, Extensão e Pesquisa: indissociabilidades exercitadas em espaços da UFES e FURG

 

Eixo IV

4. Docência e relações étnico-raciais

Katiúscia Chaves dos Santos – E.M.E.F Professor Oscar Machado

Ismara Teixeira Molina – E.M.E.F Professor Oscar Machado

 

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA

Sabrina Hax Duro Rosa

A LEI DE COTAS RACIAIS: A IMPORTÂNCIA DE DOCENTES COMPREENDEREM SUA RELEVÂNCIA

Maria do Carmo Galiazzi

UM ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA BRANCA

 

Eixo V

5. Gênero e Docência

Darcylene Pereira Domingues – FURG

Aline Gonçalves de Moura – FURG

ENSINO DE HISTÓRIA E GÊNERO: O DEBATE SILENCIADO NO AMBIENTE ESCOLAR

Eliane S. Neves – FURG

Lucio A. Felipe – FURG

Rafaela L. Oliveira – FURG

Julia S. Matos – FURG

 

GÊNERO: UM DIÁLOGO RELEVANTE NO ENSINO DE HISTÓRIA

Cristiane Ferreira

O LUGAR DE FALA DAS MULHERES NA CATAÇÃO DE LIXO

Joyce Silva Cardoso

Larissa Pinto Martins

“VOCÊ CHAMA ALGUÉM DE MULHERZINHA QUANDO A PESSOA É INCRÍVEL”: DESENHO ANIMADO ENQUANTO RECURSO DIDÁTICO PARA ABORDAR ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO

Raylene Barbosa Moreira – FURG

EDUCADORAS  QUE ATUAM EM ESPAÇO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE E AS RELAÇÕES DE GÊNERO

 

Eixo VI

 

6. Docência na Educação a Distância

 

Marcia Lorena Saurin Martinez – UFPEL

Tanise Paula Novello – FURG

 

PRODUÇÃO DE LAÇOS INTERDISCIPLINARES NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

 

João Carlos Roedel Hirdes

Mauro Augusto Burkert Del Pino

 

A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA DE PROFESSORES EGRESSOS DE LICENCIATURA A DISTÂNCIA: ESTADO DO CONHECIMENTO

Raquel da Silva – FURG

Vanda Gautério – FURG

Débora Laurino – FURG

 

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINAR E APRENDER: UM ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DOS DISCENTES EM LICENCIATURA DE

MATEMÁTICA

 

Fabrine Diniz Pereira – FURG

Tanise Paula Novello  – FURG

 

A RELAÇÃO ENTRE O TECNOSTRESS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

 

 

Aline Cristina Siefert Kopf – FURG

Simone Machado Firme – FURG

Cristiano Amorim – FURG

Angélica Conceição Dias Miranda – FURG

 

 

REVISTA MOMENTO FURG. ANÁLISE SOBRE O TEMA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, NO PERÍODO DE 2010-2018.