Data e Sala das Apresentações de Trabalhos:
Observação: Em todas as salas, será disponibilizado multimídia e computador. Cada trabalho terá no máximo 15 minutos para apresentação.
ATENÇÃO: DEVIDO A CHAMA DA GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO PARA O DIA 15 DE MAIO, AS APRESENTAÇÕES DE TRABALHO DESTE DIA SERÃO REMANEJADAS PARA OS DIAS 13 E 14. VERIFIQUEM ABAIXO AS ALTERAÇÕES REALIZADAS!
Data: 13/5/2019
15h
Sala 1 – Cidec-Sul
Coordenação: Marisa Musa
Jéssica Pereira da Silva- FURG Rossana Oroski – FURG Suzane R. V. Gonçalves - FURG |
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: ALTERAÇÕES E CONTRADIÇÕES |
|
|
Carolina Caporal Dantas Costa – FURG Suzane R. V. Gonçalves - FURG |
A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O PRAGMATISMO NA FORMAÇÃO DOCENTE |
|
|
João H. F. de Oliveira – UFPEL Fernanda A. Mesenburg – UFPEL Giovanna Allegretti – UFPEL Mauro Augusto B.Del Pino – UFPEL |
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE |
|
|
Claudete Milczarek – FURG Suzane da R V. Gonçalves - FURG |
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO |
|
|
Fernanda Arndt Mesenburg/UFPel Mauro Augusto B. Del Pino/UFPel Gilceane Caetano Porto/UFPel Janaína Soares Martins Lapuente |
A constituição da Rede Pública Municipal de Ensino de Pelotas: das condições socioeconômicas ao sucesso escolar |
|
|
Marisa Musa Hamid, FURG Suzane da R. V. Gonçalves, FURG |
REFORMA EDUCACIONAL E BNCC: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO FORMATIVO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO |
Giovanna Allegretti – UFPel Analisa Zorzi – UFPel Mauro Augusto Burkert Del Pino – UFPel Fernanda Arnbt Mesenburg – UFPel João Henrique Figueiredo de Oliveira – UFPel |
O REPENSAR DOS PROCESSOS AVALIATIVOS E A AVALIAÇÃO MEDIADORA COMO CHAVE NA CONSTRUÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE |
Eliane S. Neves – FURG Lucio A. Felipe – FURG Rafaela L. Oliveira – FURG Julia S. Matos – FURG |
GÊNERO: UM DIÁLOGO RELEVANTE NO ENSINO DE HISTÓRIA |
__________________________________________________________________________________________________________________
Data: 13/5/2019
15h
Sala 2 – Cidec-Sul
Coordenação: Ana do Carmo Goulart Gonçalves
Lais Ribeiro Soler - UFPEL Maiane Liana Hatschbach Ourique - UFPEL |
A ALTERIDADE ENTRE GERAÇÕES NAS ESCOLAS PARA A INFÂNCIA |
|
|
Adrielle Acunha Bastos - FURG Catia Simone R. da Silva - FURG Débora de Assis Matias - FURG Laciane Jesus da Silva - FURG |
A CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SEUS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS |
|
|
Gabriele da Silva Laco – FURG Ana do Carmo Goulart Gonçalves – FURG |
A POTENCIALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NO PIBID PEDAGOGIA/MATEMÁTICA DA FURG |
|
|
Matilde Martinez – FURG Marcia Lorena Saurin Martinez – UFPEL |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO POSSIBILIDADE DO ENSINO DA MATEMÁTICA: A LUDICIDADE E A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
|
|
Eleonora das Neves Simões – UFPel |
CURSO DE PEDAGOGIA COMO UM NÃO LUGAR DAS CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS |
|
|
Elis Regina da Silva Caetano |
AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE OS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS |
|
|
Kelly de Aguiar Arruda - SMED |
LIVRO DE RECEITAS JUNINAS: PRÁTICA SOCIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
|
|
Fernanda Seidel Vorpagel – FURG Cláudia da Silva Cousin – FURG |
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE À PEDAGOGIA |
|
|
Carla Rejane Amaral - FURG Jéssica Martins da Câmara - FURG Jéssica Orcelli - FURG Karen Dias Campos Carvalhal - FURG
|
REFLEXÕES SOBRE OS ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Andrea Medeiros de Mello Josiane Alves Pereira Pamela Rodrigues Martins Patrícia Vasconcelos |
O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
|
|
Alana Dafne Tavella, FURG Maria Renata Alonso Mota, FURG |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTEXTO HISTÓRICO |
|
|
Ana do C. G. Gonçalves – FURG Caroline Teixeira Azambuja – FURG Mirele da Silva G. Fonseca – FURG Thuanne Passos Fonseca – FURG |
TEMPOS E ESPAÇOS DAS SALAS DE AULA NA ESCOLA DA INFÂNCIA
|
Juliana Diniz Gutierres Borges |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL EM INTERFACE ÀS CONFIGURAÇÕES CURRICULARES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DO RIO GRANDE DO SUL |
________________________________________________________________________________________________________________
Data: 13/5/2019
15h
Sala 3 – Cidec-Sul
Coordenação: Ivone Regina Martins
Ivone Regina Porto Martins - FURG Simone Barreto Anadon – FURG |
A INSERÇÃO NA ESCOLA: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FURG |
|
|
Ariane Quevedo Acosta – FURG Daniele Simões Borges – FURG |
O MONITOR DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA |
|
|
Robson dos S. Machado – FURG Murilo da Cunha Paz – FURG Leonardo E. da C. Portal – FURG Suvania A. de O. Pureza – FURG |
CONSTRUINDO SÓLIDOS PLATÔNICOS |
|
|
Daiane Leal da Silva Ida Letícia Gautério da Silva |
CURUPIRA APRENDEU A LER! |
|
|
Darcylene P. Domingues – FURG Aline Gonçalves de Moura - FURG |
ENSINO DE HISTÓRIA E GÊNERO: O DEBATE SILENCIADO NO AMBIENTE ESCOLAR |
|
|
Lorena Dias - FURG |
DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O ENSINO BÁSICO E O ENSINO SUPERIOR |
|
|
Luana M. S. da Silva Ayres – FURG Tanise Paula Novello – FURG |
DIFICULDADES NA DOCÊNCIA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
|
Vanda Gautério –FURG Raquel da Silva –FURG Débora Laurino –FURG |
RODA DE CONVERSA SOBRE A MATEMÁTICA FINANCEIRA COM ESTUDANTES DA EJA |
|
|
Eliane das Neves Sória - FURG |
ENSINO E APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA NA ESCOLA BÍBLICA PARA OS ADOLESCENTES. |
|
|
Daniele Amaral Fonseca – FURG Daniel da Silva Silveira – FURG Débora Pereira Laurino – FURG Rafaele Rodrigues de Araujo – FURG
|
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA NA CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO |
Gislei dos Santos Cruz - UNIPAMPA Juliana Brandão Machado - UNIPAMPA |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL POTENCIALIZADAS PELA CIBERCULTURA |
_________________________________________________________________________________________________________________
Data: 13/5/2019
15h
Sala 4 Ilhas– Cidec-Sul
Coordenação: Lilian da Silva Ney
Gilceane Caetano Porto – UFPel Janaína S.M. Lapuente – FURG Fernanda A. Mesenburg – UFPel Mauro A. B. Del Pino – UFPel |
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DOS ALUNOS DE 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS CLASSES DE APOIO DA REDE MUNICIPAL DE PELOTAS – RS |
|
|
Katiúscia Texeira Dias Ortiz – Unipampa |
A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NA ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Jonatan Egewarth - IFSul Carina Sinnott Duarte - IFSul Renata Knorr U. Fernandes - IFSul Gabriela Manzke Costa - IFSul |
MODELOS DIDÁTICOS COMO APOIO NO ENSINO DOS SISTEMAS EXCRETOR E REPRODUTORES DE AVES |
|
|
Juliana de Pinho Ferreira - FURG |
O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA SALA DE AULA
|
Thaís Ruas Viegas - IFSul/CaVG Raquel Lucques dos Santos - IFSul/CaVG Jéssica Blank Lopes - IFSul/CaVG Gabriela M. Costa - IFSul/CaVG |
OBSERVAÇÃO: UMA ETAPA A SER VIVENCIADANO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO |
|
|
Arnaldo Antônio Duarte de Duarte Junior – PIBID Pedagogia/UFPel Gabriele Igansi dos Santos – PIBID Pedagogia/UFPel Paola Oliveira Bruno – PIBID Pedagogia/UFPel Suélen Starke – PIBID Pedagogia/UFPel |
OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR |
|
|
Tainá Freitas de Freitas Gabriela Manzke Costa – IFSul-CaVG |
OS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS SUPERVISIONADOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA DO CAVG |
|
|
Annelise Costa de Jesus – UFPel Lourdes Maria B. Frison - UFPel Gilceane Caetano Porto – UFPel Ana M. da Veiga Simão - UFPel |
PROMOÇÃO DE ESTRATÉGIAS AUTORREGULATÓRIAS PARA O ENSINO DA ESCRITA: PROJETO CRIATIVO |
|
|
Thaiane da Silva D'Avila - FURG Nathália Neves de Souza - FURG Ricardo Gonçalves Severo - FURG |
RELATOS DA CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO PARTICIPATIVO DENTRO DO PROJETO DEBATES ESCOLARES
|
Giane Trovo Belmonte – PIBID Luiza Belem Teixeira – PIBID Gilceane Caetano Porto – PIBID |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O DESAFIO DA HETEROGENEIDADE EM SALA DE AULA |
Lilian da Silva Ney – FURG |
MONITORIA NA FURG – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
____________________________________________________________________________________________________________________________________
Data: 13/5/2019
15h
Sala5 – Lagoas - Cidec-Sul
Coordenação: Denise Alves da Silva
Sibele da Rocha Martins - FURG |
AVALIAÇÃO EXTERNA: PROBLEMATIZANDO A QUALIFICAÇÃO DA GRADUAÇÃO |
|
|
Andriele dos S. Marinho – FURG Maiara Mesquita Garcia – FURG Maria Renata Alonso Mota – FURG Suzane Rocha Gonçalves – FURG |
FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO |
|
|
Marianne Rodrigues da Conceição – FURG Rafaella Chaplin – FURG
|
OS SABERES ADQUIRIDOS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) |
|
|
Simone Barreto Anadon – FURG Denise Alves da Silva – FURG |
PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA: PROBLEMATIZANDO O INGRESSO NA DOCÊNCIA |
|
|
Mauro Augusto Del Pino – UFPEL Gilceane Caetano Porto – UFPEL Janaína S. M. Lapuente – FURG Fernanda A. Mesenburg – UFPEL |
O APOIO ESCOLAR COMO POLÍTICA DE ENFRENTAMENTO À EXCLUSÃO NA ESCOLA: O PERFIL DOCENTE |
|
|
Jorge Antônio de Oliveira Satt Ida Letícia Gautério da Silva
|
UMA PROPOSTA PARA A HORA-ATIVIDADE DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: O PAPEL DA GESTÃO NA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES |
Ida Letícia Gautério da Silva |
O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES POR DENTRO DA ESCOLA
|
Gabriela da Rosa Coronel – FURG Roberta Avila Pereira – FURG Vilmar Alves Pereira – FURG
|
PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR POVO NOVO: VIVÊNCIAS NUM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO POPULAR |
Felipe Nobrega Ferreira - FURG |
A Coordenação Pedagógica na Rede Pública de Ensino Básico: uma avaliação dos professores da Escola Carlos Lorea Pinto (Rio Grande/RS) |
_____________________________________________________________________________________________________________________________________
Data: 13/5/2019
15h
Sala6 – Estuários - Cidec-Sul
Coordenação: Silvana Maria Bellé Zasso
Juliane de Oliveira Alves – Secretaria de Município da Educação/SMEd/ Rio Grande Felipe Alonso dos Santos - Secretaria de Município da Educação/SMEd/ Rio Grande Tania Clarindo - Secretaria de Município da Educação/SMEd/ Rio Grande Karine Dias Pinto - Secretaria de Município da Educação/ SMEd/ Rio Grande |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES ACERCA DA EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE |
Carla de Aquino – IFSul Raquel Souza de Oliveira - IFSul |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM METODOLOGIAS DE ENSINO PARA PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS: RELATO DE AÇÃ |
Sabrina Meirelles Macedo – FURG Janaina Borges da Silveira – FURG Alzira Paiva de Freitas - FURG Rita de Cássia Grecco dos Santos - FURG |
ATUAÇÃO DOCENTE: UM PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SUJEITO DOCENTE
|
Carmen Regina Gonçalves Ferreira – FURG |
LEITURA DELEITE COMO ESTRATÉGIA FORMATIVA EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA |
|
|
Silvana Maria Bellé Zasso – FURG Gabriela M Nogueira – FURG Paula Pires da Silva – SMED Sabrina das Neves Barreto - FURG |
LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO E PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA – LAPIL |
|
|
Andréa Nóbrega Juliano – FURG Débora Pereira Laurino - FURG |
O COESCREVER: LINGUAGEM EM (INTER) AÇÃO... |
Rejane Conceição Silveira da Silva – FURG Débora Pereira Laurino – FURG |
TRAÇADO CARTOGRÁFICO DO EXPERIENCIAR DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
Elisangela F. Rodrigues – FURG Rossana Madruga Telles – FURG Claudia da Silva Cousin – FURG Lilian Melo Rodrigues Reinhardt – SMED/Rio Grande |
O ENSINO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA |
_________________________________________________________________________________________________________________
Data: 14/5/2019
8h30
Sala 5 – Lagoas Cidec-Sul
Coordenação: Renata Lopes Andrade
Fabiane Laranjo Crizel - FURG Suzane R. V. Gonçalves - FURG Renata C. Lopes Andrade - FURG |
POLÍTICAS PÚBLICAS, FUNDAMENTOS E GESTÃO EDUCACIONAL |
|
|
Amanda Porto da Cruz - FURG Maria Renata A. Mota - FURG
|
EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRIANÇA E NATUREZA |
|
|
Isis A. da Silva Carvalho – FURG Suzane R. V. Gonçalves – FURG
|
AS DISCIPLINAS DE INSERÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FURG E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
|
|
|
Maria C. A. da Silveira – FURG Gionara Tauchen - FURG Júlia Silveira Matos – FURG |
OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA: MAPEAMENTO E ANÁLISE DOS SABERES QUE OS INTEGRAM |
|
|
Fabrício Paula de Souza –FURG Taciane Umpierre – FURG Rita de Cássia G. Santos – FURG
|
SEMPRE QUIS SER PROFESSORA: DILEMAS DA PROFISSÃO DOCENTE
|
Maria Faria Mello L. Aguiar |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DA ALFABETIZAÇÃO AO ENSINO DA HISTÓRIA DE 1959 A 2018 EM RIO GRANDE
|
Dayana Anjos – FURG Gabriela M. Nogueira – FURG Maria Mertzani - FURG
|
PROFESSORES EM INÍCIO DE CARREIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
|
Fernanda Castro – FURG Angela Bersch - FURG |
A importância da movimentação do corpo no processo da aprendizagem escolar nos anos iniciais |
____________________________________________________________________________________________________________________________________
Data: 14/5/2019
8h30
Sala 6 – Estuários- Cidec-Sul
Coordenação: Marcos França
Nitéri Ferreira Vieira – UFPel |
GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PAPEL DO(A) SUPERVISOR(A) ESCOLAR NA AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM |
|
|
|
|
|
|
Adrielly Lemos Corrêa – FURG Suelen Maciel dos Santos Hermann - Escola Estadual de Ensino Fundamental 13 de Maio |
ALFABETIZAÇÃO COMO UM PROCESSO SIGNIFICATIVO |
|
|
Aliciane H. Zarnott FURG |
REFLETINDO SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DE DIÁLOGOS COM PROFESSORAS. |
|
|
Ana Luiza A. Constantino - FURG Aline Machado Dorneles - FURG
|
A ESCRITA NARRATIVA COMO FORMA DE COMPREENDER O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA DA FURG |
Raylene Barbosa Moreira – FURG |
EDUCADORAS QUE ATUAM EM ESPAÇO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE E AS RELAÇÕES DE GÊNERO |
|
|
Katiuscia Fagundes - FURG Angela Bersch – FURG |
PROGRAMA TEACCH: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESCOLARES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
|
|
Pedro Leal de Souza - FURG Sonia Marisa Hefler -FURG |
FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: A SALA DE AULA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM |
|
|
Raissa Brum Gonçalves de Avila - FURG |
MAPAS MENTAIS E ENSINO DE GEOGRAFIA: A LINGUAGEM ESCOLAR EM FOCO |
|
|
Laís dos Santos – FURG Rita Patta Rache – FURG |
ARTE-EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA LÚDICA DE ENSINO APRENDIZAGEM |
Karen Godoy S. Barbosa – FURG Vânia Alves M. Chaigar – FURG Andriara Nunes Nunes – FURG |
COM QUANTOS TERRITÓRIOS SE FAZ UMA FORMAÇÃO? APRENDIZAGENS COM CRIANÇAS E ANIMAIS NA/DA CIDADE |
Felipe Trevisol Bresolin – FURG Vânia Alves M. Chaigar – FURG Alisson Sousa Correa – FURG Patrícia de Werk Raubach – FURG |
COM QUANTOS TERRITÓRIOS SE FAZ UMA FORMAÇÃO? APRENDIZAGENS COM JUVENTUDES NA/DA CIDADE |
_________________________________________________________________________________________________________________
Data: 14/5/2019
8h30
Sala 4 – Ilhas- Cidec-Sul
Coordenação: Jeruza da Rosa da Rocha
Francine Couto de Oliveira Weymar Docente da Educação Básica - PPGE/UFPel Fátima B. da Rosa - UNIPAMPA Maiara Bernardes Marques. Docente da Educação Básica - PPGE/UFPel. |
A PRÁXIS EDUCATIVA A PARTIR DAS RELAÇOES ENTRE BIBLIOTECA ESCOLAR E CURRÍCULO
|
|
|
Priscila Coelho Gauterio – FURG Rafaele R. de Araujo – FURG Franciele Pires Ruas – FURG Anahy Arrieche Fazio – FURG |
FEIRA DE CIÊNCIAS: ESPAÇO DE REFLEXÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
|
Jeruza da Rosa da Rocha – UFPEL Marcia Lorena Martinez - UFPEL Eleonora das Neves Simões - UFPEL |
A PEDAGOGICIDADE DO ESPAÇO E A CONSTRUÇÃO DA PERCEPÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
|
|
Clara Balladares Machado – IFSul Adriana Duarte Leon – IFSul |
O ENSINO DA TEMÁTICA INDÍGENA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE PELOTAS/RS |
|
|
Carla Simone da Conceição Jara Lourenço da Fontoura |
GRANDES DESAFIOS GESTAM A HUMANA DOCÊNCIA. |
|
|
Cláudia Lima de Souza - FURG Sherelise Alves Duarte - FURG Leila Cristiane Finoqueto - FURG |
EDUCAÇÃO FÍSICA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO RS: DISCURSOS PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL |
|
|
Maria de Fátima Cruz Corrêa – FURG Julia Silveira Matos - FURG |
ENSINO DE HISTÓRIA E ARQUIVOS: UTILIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO DOCUMENTAL ARQUIVÍSTICA COMO UMA ESTRATÉGIA COLABORATIVA NO ENSINO DE HISTÓRIA |
|
|
Karine Dias Pinto - FURG Gabriela M. Nogueira - FURG |
PEDAGOGIA LOGOSÓFICA: ASPECTOS DIDÁTICOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PLENO DO EDUCANDO |
|
|
Jaison Marques Luiz - IF Rafael Silveira da Mota - UERGS Veronice C. da Silva - UFSM |
NIVELAMENTO ACADÊMICO: PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO
|
__________________________________________________________________________________________________________________
Data: 14/5/2019
14h
Sala 1 – Cidec-Sul
Coordenação: Renata Andrade
Sabrina Hax Duro Rosa |
A LEI DE COTAS RACIAIS: DOCENTES EM COMPREENSÃO/AÇÃO |
|
|
Maria do Carmo Galiazzi |
UM ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA BRANCA |
Valéria Fontoura Nunes |
É possível uma universidade planejar seu código de ética profissional? |
Darcylene P. Domingues – FURG Aline G. de Moura – FURG |
ENSINO DE HISTÓRIA E GÊNERO: O DEBATE SILENCIADO NO AMBIENTE ESCOLAR |
|
|
Cristiane Ferreira |
O LUGAR DE FALA DAS MULHERES NA CATAÇÃO DE LIXO |
|
|
Joyce Silva Cardoso Larissa Pinto Martins |
“VOCÊ CHAMA ALGUÉM DE MULHERZINHA QUANDO A PESSOA É INCRÍVEL”: DESENHO ANIMADO ENQUANTO RECURSO DIDÁTICO PARA ABORDAR ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO |
|
|
Gabriela da Silva Lorenzo - IFSul/CaVG Josiane Vieira Gonçalves Soares - IFSul/Cavg Raquel Lucques Santos - IFSul/CaVG Viviane Maciel - IFSul/CaVG |
ENSINO DE CIÊNCIAS A IMPORTÂNCIA DA INSTRUMENTAÇÃO |
Marcia L. S. Martinez – UFPEL Tanise Paula Novello – FURG |
PRODUÇÃO DE LAÇOS INTERDISCIPLINARES NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
|
João Carlos Roedel Hirdes Mauro Augusto Burkert Del Pino |
A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA DE PROFESSORES EGRESSOS DE LICENCIATURA A DISTÂNCIA: ESTADO DO CONHECIMENTO |
Raquel da Silva – FURG Vanda Gautério – FURG Débora Laurino – FURG |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINAR E APRENDER: UM ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DOS DISCENTES EM LICENCIATURA DE MATEMÁTICA
|
Fabrine Diniz Pereira – FURG Tanise Paula Novello – FURG |
A RELAÇÃO ENTRE O TECNOSTRESS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
|
Rejane Sperling Sell Mackedanz Luiz Fernando Mackedanz |
PERCEPÇÃO DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PROJETO PEDAGÓGICO E FORMAÇÃO INICIAL |
Jayme Fernando Araujo Moreira Júnior |
10 anos como professor de arte em escolas públicas: reflexões sobre inclusão |
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Data: 14/5/2019
14h
Sala 2 – Cidec-Sul
Coordenação: Marcos França
Daniele dos S, Piassarollo – FURG |
A LEI FEDERAL Nº 10.639/2003: DISCURSOS DE POTÊNCIA? |
|
|
Rachel Hidalgo – PPGEA/FURG Felipe Nóbrega - PPGEA/FURG |
EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE OFICINA JUNTO À REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE JOINVILLE (SC) |
|
|
Myrna Madia Berwaldt – FURG |
MAL-ESTAR DOCENTE: O ADOECIMENTO E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO |
|
|
Marcos Luiz de França – FURG |
PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: QUAL A DIREÇÃO DA JUSTIÇA SOCIAL? |
|
|
Clarice Vaz Peres Alves (Faculdade Anhanguera) Marion Rodrigues Dariz (UFPel) Márcia Teixeira Antunes (Faculdade Anhanguera) Aline Peter (Escola Mario Quintana) |
PRODUÇÃO DO GÊNERO RESUMO NO CONTEXTO ACADÊMICO |
|
|
Andrea Medeiros de Mello Josiane Alves Pereira Pamela Rodrigues Martins Patrícia Vasconcelos |
O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
|
|
Andréa Maria Matias- FURG Kamila Lockmann- FURG |
PROGRAMA ACELERA BRASIL: PRÁTICAS DE GOVERNAMENTO QUE REGULAM O TRABALHO DOCENTE |
|
|
Nara Suzana Pereira da Silva – UNIPAMPA Paula Trindade da Silva Selbach – UNIPAMPA |
PPP: CONSTITUINDO A IDENTIDADE ESCOLAR FRENTE ÀS NOVAS DIRETRIZES DA POLÍTICA PÚBLICA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL |
|
|
Richéle Timm dos Passos da Silva Jovino Pizzi |
AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL FRENTE A ALTERNATIVA EPISTEMOLÓGICA TRIANGULAR |
_________________________________________________________________________________________________________________
Data: 14/5/2019
14h
Sala 3 – Cidec-Sul
Coordenação: Jonas Messias
Jonas dos Santos Messias – FURG Gabriela M. Nogueira – FURG |
OS ENCONTROS E (DES) ENCONTROS POR TRÁS DAS IMAGENS: O LIVRO DE NARRATIVA POR IMAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
|
|
Franciely Cardoso de Almeida - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Regina Célia do Couto - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri |
CULTURAS SENTIDAS E VIVIDAS NO CURRÍCULO ESCOLAR: A PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE DIAMANTINA-MG |
|
|
Ana Cláudia Pereira de Almeida - IFRS Carlos Fernandes Júnior - FRS |
E UTOPIAS A BURACOS NEGROS: RELAÇÕES E ATRAVESSAMENTOS POSSÍVEIS ENTRE ENSINO TÉCNICO E HUMANIDADES |
|
|
Mateus de Paula Borges - UFPEL |
FATORES QUE MOTIVAM OS ALUNOS A PARTICIPAREM DAS AULAS DE EDUCAÇÃO |
|
|
Luciana Kremin Mai – UFFS e UFPel Stéfani da Silva Korb – UFPel |
MAIS EDUCAÇÃO COMO POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA A QUALIDADE E UMA POLÍTICA PÚBLICA AFIRMATIVA: MAIS, AINDA, FANZINE-SE! |
|
|
Ludmila Soares Acosta Daiane Simões Gonsalves Elis Angela Dias Guinei San Martins de Quadro - Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Oscar Machado |
RESTAURANTE DOS LIVROS: UMA REFEIÇÃO PARA A MENTE |
|
|
Silviana Pereira Acosta Luz Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Oscar Machado |
PROJETO APRENDENDO PARA VIVER EM SOCIEDADE |
|
|
Mirian Pureza |
PNAIC E AS CONTRIBUIÇÕES PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS |
|
|
Adriana K. de Senna – FURG Fabíola D. Diniz Guerreiro – FURG |
UM ESTUDO DE CASO DA REDE SALESIANA, RIO GRANDE/RS |
Veronica Cunha Barcellos – FURG Daniele Simões Borges – FURG GionaraTauchen – FURG |
DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A DOCÊNCIA EM FOCO |
|
|
Marion Rodrigues Dariz (UFPel) Clarice Vaz Peres Alves (Faculdade Anhanguera) |
USO DE GÊNEROS TEXTUAIS: INTERVENÇÃO À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM |
|
|
Marta de Souza Borges- Escola Municipal De Ensino Fundamental Professor Oscar Machado |
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS PESSOAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM |
Andréia Priscila Honorato |
O SILÊNCIO SOBRE AS RELAÇÕES DE TRABALHO FEMININO: DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL INGLESA À CONTEMPORANEIDADE, UMA ANÁLISE DE PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DA EJA ATRAVÉS DO ENSINO DE HISTÓRIA. |
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Data: 14/5/2019
14h
Sala 4 – Ilhas Cidec-Sul
Coordenação:Lilian Ney
Vanessa Silva da Luz– FURG Miriã Diniz da Luz – FURG Marília Nunes Dall’Asta – FURG |
ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA |
|
|
Izadora Soares Barboza – FURG Glaycilane G. de Deus – FURG Aline Dornelles - FURG |
A ATIVIDADE PRÁTICA COMO FERRAMENTA DE ESTUDO NO ENSINO DE QUÍMICA |
|
|
Cláudia da Silva Cousin - FURG Fernanda Seidel Vorpagel - FURG
|
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE SE MOSTRA NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
|
Pierre Silva Machado (FURG) Kelli da Rosa Ribeiro (FURG) |
A ESCOLHA DO TEXTO EM AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO ATO POLÍTICO |
|
|
Janete Cristiane Jarczeski - FURG Júlia Silveira Matos- FURG |
A MÚSICA COMO FONTE PARA APRENDER E ENSINAR NAS AULAS DE HISTÓRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
|
|
Danielle Monteiro Behrend-FURG Cláudia da Silva Cousin-FURG |
AMBIENTALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS NOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS: PROCESSOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA |
|
|
Samuel Lopes Pinheiro - FURG |
APONTAMENTOS SOBRE O ENSINAR A VIVER EM EDGAR MORIN E SEUS DESAFIOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA |
|
|
Lis R. Martins Rolan - Unipampa |
O USO DO DICIONÁRIO DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM SALA DE AULA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
|
Jéssica Blank Lopes - IFSul Thaís Ruas Viegas - IFSul Raquel Lucques Santos - IFSul Gabriela Manzke Costa - IFSul |
CENÁRIO ATUAL DA PRODUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA |
|
|
Sabrina Simões Corrêa – FURG |
MEDIA INFORMATION LITERACY E ENSINO DE HISTÓRIA: RELATO(S) DE ATIVIDADES ACADÊMICAS SOBRE A TEMÁTICA |
Rossandra Rodrigues Votto Feijó Cláudia da Silva Cousin |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O CINEMA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
_________________________________________________________________________________________________________________
Data: 14/5/2019
14h
Sala 5 – Lagoas Cidec-Sul
Coordenação: Claudete Miranda Abreu
Diva Valério Novaes Suzi Samá – FURG |
APRENDIZAGEM INTEGRADA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
|
|
Bruna Pires Santos – CAIC/FURG Suzane da Rocha Vieira Gonçalves – CAIC/FURG |
CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS ACERCA DO PROCESSO DE FORMATIVO CONTINUADA |
|
|
Myrna Madia Berwaldt – FURG |
MAL-ESTAR DOCENTE: O ADOECIMENTO E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO |
|
|
Michele Lemões da Silva Santos (SMED – Pelotas) Marion Rodrigues Dariz – UFPEL Lilian Rojahn Hartvig Pieper (SMED – Pelotas) |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DE ESTRATÉGIAS HÍBRIDAS DE ENSINO |
|
|
Mara Lucia Teixeira – UFPEL/FURG Claudete Miranda Abreu – FURG Patrick Salazar da Silva |
CFOP: ENTRELAÇANDO CONHECIMENTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
|
|
|
Cristhianny Bento Barreiro - IFSUL Daiane da Silva Gomes - IFSUL
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL E NO URUGUAI |
|
|
Silvia Barreto Soares – FURG Clarice Janaína de Oliveira Gonçalves – FURG Carmo Thum – UFES/FURG |
FORMAÇÃO E PRÁTICAS EDUCATIVAS: APRENDIZAGENS NA PESQUISAS DE CAMPO |
|
|
Lucélia Gonzales Seus – IFSul |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LE: NOVAS DE PRÁTICAS DIDÁTICO- PEDAGÓGICAS |
|
|
Virgínia Soares de Campos – IFSul Cristhianny Bento Barreiro – IFSul |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PSICÓLOGOS: UM ESTUDO DO TIPO ESTADO DA ARTE |
|
|
Mirna Ribeiro Lima da Silva - USP |
SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE ARTICULAÇÃO ENTRE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, FORMAÇÃO INICIAL E FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES |