Data e Sala das Apresentações de Trabalhos:

 

Observação: Em todas as salas, será disponibilizado multimídia e computador. Cada trabalho terá no máximo 15 minutos para apresentação.

 

ATENÇÃO: DEVIDO A CHAMA DA GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO PARA O DIA 15 DE MAIO, AS APRESENTAÇÕES DE TRABALHO DESTE DIA SERÃO REMANEJADAS PARA OS DIAS 13 E 14. VERIFIQUEM ABAIXO AS ALTERAÇÕES REALIZADAS!

 

 

 

Data: 13/5/2019

15h

Sala 1 – Cidec-Sul

Coordenação: Marisa Musa

 

Jéssica Pereira da Silva- FURG

Rossana Oroski – FURG

Suzane R. V. Gonçalves - FURG

A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: ALTERAÇÕES E CONTRADIÇÕES

 

 

Carolina Caporal Dantas Costa – FURG

Suzane R. V. Gonçalves - FURG

A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O PRAGMATISMO NA FORMAÇÃO DOCENTE

 

 

João H. F. de Oliveira – UFPEL

Fernanda A. Mesenburg – UFPEL

Giovanna Allegretti – UFPEL

Mauro Augusto B.Del Pino – UFPEL

A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE

 

 

Claudete Milczarek – FURG

Suzane da R V. Gonçalves - FURG

A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO

 

 

Fernanda Arndt Mesenburg/UFPel

Mauro Augusto B. Del Pino/UFPel

Gilceane Caetano Porto/UFPel

Janaína Soares Martins Lapuente

A constituição da Rede Pública Municipal de Ensino de Pelotas: das condições socioeconômicas ao sucesso escolar

 

 

Marisa Musa Hamid, FURG

Suzane da R. V. Gonçalves, FURG

REFORMA EDUCACIONAL E BNCC: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO FORMATIVO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Giovanna Allegretti – UFPel

Analisa Zorzi –  UFPel

Mauro Augusto Burkert Del Pino – UFPel

Fernanda Arnbt Mesenburg – UFPel

João Henrique Figueiredo de Oliveira – UFPel

 

O REPENSAR DOS PROCESSOS AVALIATIVOS E A AVALIAÇÃO MEDIADORA COMO CHAVE NA CONSTRUÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE

Eliane S. Neves – FURG

Lucio A. Felipe – FURG

Rafaela L. Oliveira – FURG

Julia S. Matos – FURG

GÊNERO: UM DIÁLOGO RELEVANTE NO ENSINO DE HISTÓRIA

  __________________________________________________________________________________________________________________

Data: 13/5/2019

15h

Sala 2 – Cidec-Sul

Coordenação: Ana do Carmo Goulart Gonçalves

Lais Ribeiro Soler -  UFPEL

Maiane Liana Hatschbach Ourique -  UFPEL

A ALTERIDADE ENTRE GERAÇÕES NAS ESCOLAS PARA A INFÂNCIA

 

 

Adrielle Acunha Bastos - FURG

Catia Simone R. da Silva - FURG

Débora de Assis Matias - FURG

Laciane Jesus da Silva - FURG

A CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SEUS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS

 

 

Gabriele da Silva Laco – FURG

Ana do Carmo Goulart Gonçalves – FURG

 

A POTENCIALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NO PIBID PEDAGOGIA/MATEMÁTICA DA FURG

 

 

Matilde Martinez – FURG

Marcia Lorena Saurin Martinez – UFPEL

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO POSSIBILIDADE DO ENSINO DA MATEMÁTICA: A LUDICIDADE E A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

 

Eleonora das Neves Simões – UFPel

CURSO DE PEDAGOGIA COMO UM NÃO LUGAR DAS CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS

 

 

Elis Regina da Silva Caetano

AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE OS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

 

 

Kelly de Aguiar Arruda - SMED

LIVRO DE RECEITAS JUNINAS: PRÁTICA SOCIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

 

Fernanda Seidel Vorpagel – FURG

Cláudia da Silva Cousin – FURG

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE À PEDAGOGIA

 

 

Carla Rejane Amaral - FURG

Jéssica Martins da Câmara - FURG

Jéssica Orcelli - FURG

Karen Dias Campos Carvalhal - FURG

 

REFLEXÕES SOBRE OS ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Andrea Medeiros  de Mello

Josiane Alves Pereira

Pamela Rodrigues Martins

Patrícia Vasconcelos

O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

 

Alana Dafne Tavella, FURG

Maria Renata Alonso Mota, FURG

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTEXTO HISTÓRICO

 

 

Ana do C. G. Gonçalves – FURG

Caroline Teixeira Azambuja – FURG

Mirele da Silva G. Fonseca – FURG

Thuanne Passos Fonseca – FURG

TEMPOS E ESPAÇOS DAS SALAS DE AULA NA ESCOLA DA INFÂNCIA

 

Juliana Diniz Gutierres Borges

FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL EM INTERFACE ÀS CONFIGURAÇÕES CURRICULARES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DO RIO GRANDE DO SUL

 

________________________________________________________________________________________________________________

Data: 13/5/2019

15h

Sala 3 – Cidec-Sul

Coordenação: Ivone Regina Martins

 Ivone Regina Porto Martins - FURG

Simone Barreto Anadon – FURG

A INSERÇÃO NA ESCOLA: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FURG

 

 

Ariane Quevedo Acosta – FURG

Daniele Simões Borges  – FURG

O MONITOR DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA

 

 

Robson dos S. Machado – FURG

Murilo da Cunha Paz – FURG

Leonardo E. da C. Portal – FURG

Suvania A. de O. Pureza – FURG

CONSTRUINDO SÓLIDOS PLATÔNICOS

 

 

Daiane Leal da Silva

Ida Letícia Gautério da Silva

CURUPIRA APRENDEU A LER!

 

 

Darcylene P. Domingues – FURG

Aline Gonçalves de Moura - FURG

ENSINO DE HISTÓRIA E GÊNERO: O DEBATE SILENCIADO NO AMBIENTE ESCOLAR

 

 

Lorena Dias -  FURG

DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O ENSINO BÁSICO E O ENSINO SUPERIOR

 

 

Luana M. S. da Silva Ayres – FURG

Tanise Paula Novello – FURG

DIFICULDADES NA DOCÊNCIA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

 

 

Vanda Gautério  –FURG

Raquel da Silva  –FURG

Débora Laurino  –FURG

RODA DE CONVERSA SOBRE A MATEMÁTICA FINANCEIRA COM ESTUDANTES DA EJA

 

 

Eliane das Neves Sória  - FURG

ENSINO E APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA NA ESCOLA BÍBLICA PARA OS ADOLESCENTES.

 

 

Daniele Amaral Fonseca – FURG

Daniel da Silva Silveira – FURG

Débora Pereira Laurino – FURG

Rafaele Rodrigues de Araujo – FURG

 

O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA NA CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

Gislei dos Santos Cruz - UNIPAMPA

Juliana Brandão Machado - UNIPAMPA

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL POTENCIALIZADAS PELA CIBERCULTURA

 _________________________________________________________________________________________________________________

Data: 13/5/2019

15h

Sala 4 Ilhas– Cidec-Sul

Coordenação: Lilian da Silva Ney

Gilceane Caetano Porto – UFPel

Janaína S.M. Lapuente – FURG

Fernanda A. Mesenburg – UFPel

Mauro A. B. Del Pino – UFPel

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DOS ALUNOS DE 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS CLASSES DE APOIO DA REDE MUNICIPAL DE PELOTAS – RS

 

 

Katiúscia Texeira Dias Ortiz – Unipampa

A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NA ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Jonatan Egewarth - IFSul

Carina Sinnott Duarte - IFSul

Renata Knorr U. Fernandes - IFSul

Gabriela Manzke Costa - IFSul

MODELOS DIDÁTICOS COMO APOIO NO ENSINO DOS SISTEMAS EXCRETOR E REPRODUTORES DE AVES

 

 

Juliana de Pinho Ferreira - FURG

O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA SALA DE AULA

 

Thaís Ruas Viegas  - IFSul/CaVG Raquel Lucques dos Santos - IFSul/CaVG

Jéssica Blank Lopes - IFSul/CaVG

Gabriela M. Costa  - IFSul/CaVG

OBSERVAÇÃO: UMA ETAPA A SER VIVENCIADANO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO

 

 

Arnaldo Antônio Duarte de Duarte Junior – PIBID Pedagogia/UFPel

Gabriele Igansi dos Santos – PIBID Pedagogia/UFPel

Paola Oliveira Bruno – PIBID Pedagogia/UFPel

Suélen Starke – PIBID Pedagogia/UFPel

OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR

 

 

Tainá Freitas de Freitas

Gabriela Manzke Costa – IFSul-CaVG

OS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS SUPERVISIONADOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA DO CAVG

 

 

Annelise Costa de Jesus – UFPel

Lourdes Maria B. Frison - UFPel

Gilceane Caetano Porto – UFPel

Ana M. da Veiga Simão - UFPel

PROMOÇÃO DE ESTRATÉGIAS AUTORREGULATÓRIAS PARA O ENSINO DA ESCRITA: PROJETO CRIATIVO

 

 

Thaiane da Silva D'Avila - FURG

Nathália Neves de Souza - FURG

Ricardo Gonçalves Severo - FURG

RELATOS DA CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO PARTICIPATIVO DENTRO DO PROJETO DEBATES ESCOLARES

 

 

Giane Trovo Belmonte – PIBID

Luiza Belem Teixeira – PIBID

Gilceane Caetano Porto – PIBID

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O DESAFIO DA HETEROGENEIDADE EM SALA DE AULA

Lilian da Silva Ney – FURG

MONITORIA NA FURG – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

 ____________________________________________________________________________________________________________________________________

 Data: 13/5/2019

15h

Sala5 – Lagoas - Cidec-Sul

Coordenação: Denise Alves da Silva

Sibele da Rocha Martins - FURG

AVALIAÇÃO EXTERNA: PROBLEMATIZANDO A QUALIFICAÇÃO DA GRADUAÇÃO

 

 

Andriele dos S. Marinho – FURG

Maiara Mesquita Garcia – FURG

Maria Renata Alonso Mota – FURG

Suzane Rocha Gonçalves – FURG

 

FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

 

 

Marianne Rodrigues da Conceição – FURG

Rafaella Chaplin – FURG

 

OS SABERES ADQUIRIDOS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

 

 

Simone Barreto Anadon – FURG

Denise Alves da Silva – FURG

PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA: PROBLEMATIZANDO O INGRESSO NA DOCÊNCIA

 

 

Mauro Augusto Del Pino – UFPEL

Gilceane Caetano Porto – UFPEL

Janaína S. M. Lapuente – FURG

Fernanda A. Mesenburg – UFPEL

O APOIO ESCOLAR COMO POLÍTICA DE ENFRENTAMENTO À EXCLUSÃO NA ESCOLA: O PERFIL DOCENTE

 

 

Jorge Antônio de Oliveira Satt

Ida Letícia Gautério da Silva

 

UMA PROPOSTA PARA A HORA-ATIVIDADE DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: O PAPEL DA GESTÃO NA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES

Ida Letícia Gautério da Silva

 

O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES POR DENTRO DA ESCOLA

 

 

Gabriela da Rosa Coronel – FURG

Roberta Avila Pereira – FURG

Vilmar Alves Pereira – FURG

 

 

 

PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR POVO NOVO: VIVÊNCIAS NUM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO POPULAR

Felipe Nobrega Ferreira - FURG

A Coordenação Pedagógica na Rede Pública de Ensino Básico: uma avaliação dos professores da Escola Carlos Lorea Pinto (Rio Grande/RS)

 _____________________________________________________________________________________________________________________________________

 Data: 13/5/2019

15h

Sala6 – Estuários - Cidec-Sul

Coordenação: Silvana Maria Bellé Zasso

 

Juliane de Oliveira Alves – Secretaria de Município da Educação/SMEd/ Rio Grande

Felipe Alonso dos Santos - Secretaria de Município da Educação/SMEd/ Rio Grande

Tania Clarindo - Secretaria de Município da Educação/SMEd/ Rio Grande

Karine Dias Pinto - Secretaria de Município da Educação/ SMEd/ Rio Grande

 

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES ACERCA DA EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE

Carla de Aquino – IFSul

Raquel Souza de Oliveira - IFSul

FORMAÇÃO CONTINUADA EM METODOLOGIAS DE ENSINO PARA PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS: RELATO DE AÇÃ

Sabrina Meirelles Macedo – FURG

Janaina Borges da Silveira – FURG

Alzira Paiva de Freitas - FURG

Rita de Cássia Grecco dos Santos - FURG

 

ATUAÇÃO DOCENTE: UM PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SUJEITO DOCENTE

 

Carmen Regina Gonçalves Ferreira – FURG

LEITURA DELEITE COMO ESTRATÉGIA FORMATIVA EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

 

 

Silvana Maria Bellé Zasso – FURG

Gabriela M Nogueira – FURG

Paula Pires da Silva – SMED

Sabrina das Neves Barreto - FURG

LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO E PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA – LAPIL

 

 

Andréa Nóbrega Juliano – FURG

Débora Pereira Laurino - FURG

O COESCREVER: LINGUAGEM EM (INTER) AÇÃO...

Rejane Conceição Silveira da Silva – FURG

Débora Pereira Laurino – FURG

TRAÇADO CARTOGRÁFICO DO EXPERIENCIAR DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

 

 

Elisangela F. Rodrigues – FURG

Rossana Madruga Telles – FURG

Claudia da Silva Cousin – FURG

Lilian Melo Rodrigues Reinhardt – SMED/Rio Grande

 

O ENSINO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA

 _________________________________________________________________________________________________________________

 Data: 14/5/2019

8h30

Sala 5 – Lagoas Cidec-Sul

Coordenação:  Renata Lopes Andrade

Fabiane Laranjo Crizel - FURG

Suzane R. V. Gonçalves - FURG

Renata C. Lopes Andrade - FURG

POLÍTICAS PÚBLICAS, FUNDAMENTOS E GESTÃO EDUCACIONAL

 

 

Amanda Porto da Cruz -  FURG

Maria Renata A. Mota -  FURG

 

EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRIANÇA E NATUREZA

 

 

Isis A. da Silva Carvalho – FURG

Suzane R. V. Gonçalves – FURG

 

AS DISCIPLINAS DE INSERÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FURG E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

 

 

 

Maria C. A. da Silveira – FURG

Gionara Tauchen - FURG

Júlia Silveira Matos – FURG

OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA: MAPEAMENTO E ANÁLISE DOS SABERES QUE OS INTEGRAM

 

 

Fabrício Paula de Souza –FURG Taciane Umpierre – FURG

Rita de Cássia G. Santos  – FURG

 

SEMPRE QUIS SER PROFESSORA: DILEMAS DA PROFISSÃO DOCENTE

 

Maria Faria Mello

L. Aguiar

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DA ALFABETIZAÇÃO AO ENSINO DA HISTÓRIA DE 1959 A 2018 EM RIO GRANDE

 

Dayana Anjos – FURG

Gabriela M. Nogueira – FURG

Maria Mertzani - FURG

 

PROFESSORES EM INÍCIO DE CARREIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Fernanda Castro – FURG

Angela Bersch - FURG

A importância da movimentação do corpo no processo da aprendizagem escolar nos anos iniciais

 ____________________________________________________________________________________________________________________________________

Data: 14/5/2019

8h30

Sala 6 – Estuários-  Cidec-Sul

Coordenação: Marcos França

Nitéri Ferreira Vieira – UFPel

GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PAPEL DO(A) SUPERVISOR(A) ESCOLAR NA AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM

 

 

 

 

 

 

Adrielly Lemos Corrêa – FURG

Suelen Maciel dos Santos Hermann - Escola Estadual de Ensino Fundamental 13 de Maio

 

ALFABETIZAÇÃO COMO UM PROCESSO SIGNIFICATIVO

 

 

Aliciane H. Zarnott  FURG

REFLETINDO SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DE DIÁLOGOS COM PROFESSORAS.

 

 

Ana Luiza A. Constantino - FURG

Aline Machado Dorneles - FURG

 

A ESCRITA NARRATIVA COMO FORMA DE COMPREENDER O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA DA FURG

 

Raylene Barbosa Moreira – FURG

EDUCADORAS QUE ATUAM EM ESPAÇO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE E AS RELAÇÕES DE GÊNERO

 

 

Katiuscia Fagundes  - FURG

Angela Bersch – FURG

PROGRAMA TEACCH: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESCOLARES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

 

 

Pedro Leal de Souza - FURG

Sonia Marisa Hefler -FURG

FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: A SALA DE AULA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM

 

 

Raissa Brum Gonçalves de Avila - FURG

MAPAS MENTAIS E ENSINO DE GEOGRAFIA: A LINGUAGEM ESCOLAR EM FOCO

 

 

Laís dos Santos – FURG

Rita Patta Rache – FURG

ARTE-EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA LÚDICA DE ENSINO APRENDIZAGEM

 

Karen Godoy S. Barbosa – FURG

Vânia Alves M. Chaigar – FURG

Andriara Nunes Nunes – FURG

 

COM QUANTOS TERRITÓRIOS SE FAZ UMA FORMAÇÃO? APRENDIZAGENS COM CRIANÇAS E ANIMAIS NA/DA CIDADE

Felipe Trevisol Bresolin – FURG

Vânia Alves M.  Chaigar  – FURG

Alisson Sousa Correa  – FURG

Patrícia de Werk Raubach – FURG

COM QUANTOS TERRITÓRIOS SE FAZ UMA FORMAÇÃO? APRENDIZAGENS COM JUVENTUDES NA/DA CIDADE

 _________________________________________________________________________________________________________________

Data: 14/5/2019

8h30

Sala 4 – Ilhas-  Cidec-Sul

Coordenação: Jeruza da Rosa da Rocha

Francine Couto de Oliveira Weymar Docente da Educação Básica - PPGE/UFPel

Fátima B. da Rosa - UNIPAMPA

Maiara Bernardes Marques. Docente da Educação Básica -  PPGE/UFPel.

A PRÁXIS EDUCATIVA A PARTIR DAS RELAÇOES ENTRE BIBLIOTECA ESCOLAR E CURRÍCULO

 

 

 

Priscila Coelho Gauterio  – FURG

Rafaele R. de Araujo  – FURG

Franciele Pires Ruas  – FURG

Anahy Arrieche Fazio  – FURG

FEIRA DE CIÊNCIAS: ESPAÇO DE REFLEXÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

 

Jeruza da Rosa da Rocha – UFPEL

Marcia Lorena Martinez - UFPEL

Eleonora das Neves Simões - UFPEL

A PEDAGOGICIDADE DO ESPAÇO E A CONSTRUÇÃO DA PERCEPÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

 

Clara Balladares Machado – IFSul

Adriana Duarte Leon – IFSul

O ENSINO DA TEMÁTICA INDÍGENA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE PELOTAS/RS

 

 

Carla Simone da Conceição

Jara Lourenço da Fontoura

GRANDES DESAFIOS GESTAM A HUMANA DOCÊNCIA.

 

 

Cláudia Lima de Souza - FURG

Sherelise Alves Duarte - FURG

Leila Cristiane Finoqueto - FURG

EDUCAÇÃO FÍSICA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO RS: DISCURSOS PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL

 

 

Maria de Fátima Cruz Corrêa – FURG

Julia Silveira Matos - FURG

ENSINO DE HISTÓRIA E ARQUIVOS: UTILIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO DOCUMENTAL ARQUIVÍSTICA COMO UMA ESTRATÉGIA COLABORATIVA NO ENSINO DE HISTÓRIA

 

 

Karine Dias Pinto - FURG

Gabriela M. Nogueira - FURG

PEDAGOGIA LOGOSÓFICA: ASPECTOS DIDÁTICOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PLENO DO EDUCANDO

 

 

Jaison Marques Luiz - IF

Rafael Silveira da Mota - UERGS

Veronice C. da Silva - UFSM

NIVELAMENTO ACADÊMICO: PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO

 

 __________________________________________________________________________________________________________________

 Data: 14/5/2019

14h

Sala 1 – Cidec-Sul

Coordenação: Renata Andrade

Sabrina Hax Duro Rosa

A LEI DE COTAS RACIAIS: DOCENTES EM COMPREENSÃO/AÇÃO

 

 

Maria do Carmo Galiazzi

UM ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA BRANCA

Valéria Fontoura Nunes

É possível uma universidade planejar seu código de ética profissional?

 

Darcylene P. Domingues – FURG

Aline G. de Moura – FURG

ENSINO DE HISTÓRIA E GÊNERO: O DEBATE SILENCIADO NO AMBIENTE ESCOLAR

 

 

Cristiane Ferreira

O LUGAR DE FALA DAS MULHERES NA CATAÇÃO DE LIXO

 

 

Joyce Silva Cardoso

Larissa Pinto Martins

“VOCÊ CHAMA ALGUÉM DE MULHERZINHA QUANDO A PESSOA É INCRÍVEL”: DESENHO ANIMADO ENQUANTO RECURSO DIDÁTICO PARA ABORDAR ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO

 

 

Gabriela da Silva Lorenzo - IFSul/CaVG

Josiane Vieira Gonçalves Soares - IFSul/Cavg

Raquel Lucques Santos - IFSul/CaVG

Viviane Maciel - IFSul/CaVG

ENSINO DE CIÊNCIAS A IMPORTÂNCIA DA INSTRUMENTAÇÃO

 

Marcia L. S. Martinez – UFPEL

Tanise Paula Novello – FURG

 

PRODUÇÃO DE LAÇOS INTERDISCIPLINARES NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

 

João Carlos Roedel Hirdes

Mauro Augusto Burkert Del Pino

 

A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA DE PROFESSORES EGRESSOS DE LICENCIATURA A DISTÂNCIA: ESTADO DO CONHECIMENTO

Raquel da Silva – FURG

Vanda Gautério – FURG

Débora Laurino – FURG

 

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINAR E APRENDER: UM ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DOS DISCENTES EM LICENCIATURA DE

MATEMÁTICA

 

Fabrine Diniz Pereira – FURG

Tanise Paula Novello  – FURG

 

A RELAÇÃO ENTRE O TECNOSTRESS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

 

Rejane  Sperling Sell Mackedanz

Luiz Fernando Mackedanz

PERCEPÇÃO DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PROJETO PEDAGÓGICO E FORMAÇÃO INICIAL

Jayme Fernando Araujo Moreira Júnior

 10 anos como professor de arte em escolas públicas: reflexões sobre inclusão

 __________________________________________________________________________________________________________________________________

 Data: 14/5/2019

14h

Sala 2 – Cidec-Sul

Coordenação: Marcos França

 

Daniele dos S, Piassarollo – FURG

A LEI FEDERAL Nº 10.639/2003: DISCURSOS DE POTÊNCIA?

 

 

Rachel Hidalgo – PPGEA/FURG

Felipe Nóbrega - PPGEA/FURG

EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE OFICINA JUNTO À REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE JOINVILLE (SC)

 

 

Myrna Madia Berwaldt – FURG

MAL-ESTAR DOCENTE: O ADOECIMENTO E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO

 

 

Marcos Luiz de França – FURG

PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: QUAL A DIREÇÃO DA JUSTIÇA SOCIAL?

 

 

Clarice Vaz Peres Alves (Faculdade Anhanguera)

Marion Rodrigues Dariz (UFPel)

Márcia Teixeira Antunes (Faculdade Anhanguera)

Aline Peter (Escola Mario Quintana)

PRODUÇÃO DO GÊNERO RESUMO NO CONTEXTO ACADÊMICO

 

 

Andrea Medeiros de Mello

Josiane Alves Pereira

Pamela Rodrigues Martins

Patrícia Vasconcelos

O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

 

Andréa Maria Matias- FURG

Kamila Lockmann- FURG

PROGRAMA ACELERA BRASIL: PRÁTICAS DE GOVERNAMENTO QUE REGULAM O TRABALHO DOCENTE

 

 

Nara Suzana Pereira da Silva – UNIPAMPA

Paula Trindade da Silva Selbach – UNIPAMPA

PPP: CONSTITUINDO A IDENTIDADE ESCOLAR FRENTE ÀS NOVAS DIRETRIZES DA POLÍTICA PÚBLICA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL

 

 

Richéle Timm dos Passos da Silva

Jovino Pizzi

AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL FRENTE A ALTERNATIVA EPISTEMOLÓGICA TRIANGULAR

 _________________________________________________________________________________________________________________

Data: 14/5/2019

14h

Sala 3 – Cidec-Sul

Coordenação: Jonas Messias

Jonas dos Santos Messias  – FURG

Gabriela M. Nogueira  – FURG

OS ENCONTROS E (DES) ENCONTROS POR TRÁS DAS IMAGENS: O LIVRO DE NARRATIVA POR IMAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

 

Franciely Cardoso de Almeida - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Regina Célia do Couto - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

CULTURAS SENTIDAS E VIVIDAS NO CURRÍCULO ESCOLAR: A PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE DIAMANTINA-MG

 

 

Ana Cláudia Pereira de Almeida - IFRS

Carlos Fernandes Júnior - FRS

E UTOPIAS A BURACOS NEGROS: RELAÇÕES E ATRAVESSAMENTOS POSSÍVEIS ENTRE ENSINO TÉCNICO E HUMANIDADES

 

 

Mateus de Paula Borges - UFPEL

FATORES QUE MOTIVAM OS ALUNOS A PARTICIPAREM DAS AULAS DE EDUCAÇÃO

 

 

Luciana Kremin Mai – UFFS e UFPel

Stéfani da Silva Korb – UFPel

MAIS EDUCAÇÃO COMO POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA A QUALIDADE E UMA POLÍTICA PÚBLICA AFIRMATIVA: MAIS, AINDA, FANZINE-SE!

 

 

Ludmila Soares Acosta

Daiane Simões Gonsalves

Elis Angela Dias

Guinei San Martins de Quadro - Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Oscar Machado

RESTAURANTE DOS LIVROS: UMA REFEIÇÃO PARA A MENTE

 

 

Silviana Pereira Acosta Luz
Gilliane de Souza Lucero
Marta de Souza Borges
Ludmila Soares Acosta -

Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Oscar Machado

PROJETO APRENDENDO PARA VIVER EM SOCIEDADE

 

 

Mirian Pureza

PNAIC E AS CONTRIBUIÇÕES PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

 

 

Adriana K. de Senna – FURG

Fabíola D. Diniz Guerreiro – FURG

UM ESTUDO DE CASO DA REDE SALESIANA, RIO GRANDE/RS

Veronica Cunha Barcellos – FURG

Daniele Simões Borges – FURG

GionaraTauchen – FURG

DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A DOCÊNCIA EM FOCO

 

 

Marion Rodrigues Dariz (UFPel)

Clarice Vaz Peres Alves (Faculdade Anhanguera)

USO DE GÊNEROS TEXTUAIS: INTERVENÇÃO À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM

 

 

Marta de Souza Borges- Escola Municipal De Ensino Fundamental Professor Oscar Machado

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS PESSOAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Andréia Priscila Honorato 

 O SILÊNCIO SOBRE AS RELAÇÕES DE TRABALHO FEMININO: DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL INGLESA À CONTEMPORANEIDADE, UMA ANÁLISE DE PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DA EJA ATRAVÉS DO ENSINO DE HISTÓRIA.

 __________________________________________________________________________________________________________________________________

Data: 14/5/2019

14h

Sala 4 – Ilhas Cidec-Sul

Coordenação:Lilian Ney

 

Vanessa Silva da Luz– FURG

Miriã Diniz da Luz – FURG

Marília Nunes Dall’Asta – FURG

ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA

 

 

Izadora Soares Barboza – FURG

Glaycilane G. de Deus – FURG

Aline Dornelles - FURG

A ATIVIDADE PRÁTICA COMO FERRAMENTA DE ESTUDO NO ENSINO

DE QUÍMICA

 

 

Cláudia da Silva Cousin - FURG

Fernanda Seidel Vorpagel - FURG

 

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE SE MOSTRA NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

 

Pierre Silva Machado (FURG)

Kelli da Rosa Ribeiro (FURG)

A ESCOLHA DO TEXTO EM AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO ATO POLÍTICO

 

 

Janete Cristiane Jarczeski  - FURG

Júlia Silveira Matos- FURG

A MÚSICA COMO FONTE PARA APRENDER E ENSINAR NAS AULAS DE HISTÓRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

 

Danielle Monteiro Behrend-FURG

Cláudia da Silva Cousin-FURG

AMBIENTALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS NOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS: PROCESSOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA

 

 

Samuel Lopes Pinheiro - FURG

APONTAMENTOS SOBRE O ENSINAR A VIVER EM EDGAR MORIN E SEUS DESAFIOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

 

 

Lis R. Martins Rolan - Unipampa

O USO DO DICIONÁRIO DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM SALA DE AULA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 

Jéssica Blank Lopes -  IFSul

Thaís Ruas Viegas - IFSul

Raquel Lucques Santos -  IFSul

Gabriela Manzke Costa -  IFSul

CENÁRIO ATUAL DA PRODUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA

 

 

Sabrina Simões Corrêa – FURG

MEDIA INFORMATION LITERACY E ENSINO DE HISTÓRIA:

RELATO(S) DE ATIVIDADES ACADÊMICAS SOBRE A TEMÁTICA

 Rossandra Rodrigues Votto Feijó

Cláudia da Silva Cousin

 A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O CINEMA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

 _________________________________________________________________________________________________________________

Data: 14/5/2019

14h

Sala 5 – Lagoas Cidec-Sul

Coordenação:  Claudete Miranda Abreu

Diva Valério Novaes

Suzi Samá – FURG

APRENDIZAGEM INTEGRADA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

 

 

Bruna Pires Santos – CAIC/FURG

Suzane da Rocha Vieira Gonçalves – CAIC/FURG

CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS ACERCA DO PROCESSO DE FORMATIVO CONTINUADA

 

 

Myrna Madia Berwaldt – FURG

MAL-ESTAR DOCENTE: O ADOECIMENTO E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO

 

 

Michele Lemões da Silva Santos (SMED – Pelotas)

Marion Rodrigues Dariz – UFPEL

Lilian Rojahn Hartvig Pieper (SMED – Pelotas)

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DE ESTRATÉGIAS HÍBRIDAS DE ENSINO

 

 

Mara Lucia Teixeira – UFPEL/FURG

Claudete Miranda Abreu – FURG

Patrick Salazar da Silva

 CFOP: ENTRELAÇANDO CONHECIMENTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE

 

 

 

Cristhianny Bento Barreiro - IFSUL

Daiane da Silva Gomes - IFSUL

 

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL E NO URUGUAI

 

 

Silvia Barreto Soares – FURG

Clarice Janaína de Oliveira Gonçalves – FURG

Carmo Thum – UFES/FURG

FORMAÇÃO E PRÁTICAS EDUCATIVAS: APRENDIZAGENS NA PESQUISAS DE CAMPO

 

 

Lucélia Gonzales Seus – IFSul

FORMAÇÃO CONTINUADA DE

PROFESSORES DE LE: NOVAS

DE PRÁTICAS DIDÁTICO-

PEDAGÓGICAS

 

 

Virgínia Soares de Campos – IFSul

Cristhianny Bento Barreiro – IFSul

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PSICÓLOGOS: UM ESTUDO DO TIPO ESTADO DA ARTE

 

 

Mirna Ribeiro Lima da Silva - USP

SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE ARTICULAÇÃO ENTRE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, FORMAÇÃO INICIAL E FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES